sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

GERANDO E DISCIPULANDO - TEMA IARC 2011

GERANDO E DISCIPULANDO
Nos três últimos anos fomos movidos por temas que nos conduziram até aqui. Em 2008 “Semeadura e Colheita”, “2009 “Indo e Fazendo Discípulos”, 2010 “Frutificando e Multiplicando”.
Chegamos a 2011 e durante algumas semanas temos orado e pensado sobre que tema (direção, visão) o Senhor teria para 2011 no ministério da Igreja Remanescentes de Cristo. A duas semanas atrás durante uma conversa surgiu a palavra “GERAR” e imediatamente foi associada ao tema. Apesar de parecer igual, no entanto ela trás um enfoque próprio, direcionado a duas áreas muito importante que são: Gerar e Discipular.
A Igreja é um organismo vivo, uma família, originária dos relacionamentos entre pessoas que, por sua vez, relacionaram-se previamente com Deus por meio de Jesus. E o projeto de Deus para a Igreja é que essas famílias se reproduzam ao longo das gerações.
Um dos segredos do sucesso da Igreja primitiva foi justamente na geração de filhos, expressa particularmente no texto bíblico em 1Cor. 4:15-17
“Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo”.

Deus revela seu desejo de forma prática: nos tornar um cristão com foco que sabe onde e como investir. Pessoas sem foco são aquelas que dão tiro para todo lado e não acertam em alvo algum, não alcançam nada, não constroem, não edificam nada. Suas vidas não são mudadas e não produzem frutos para Deus. Deus tem foco, Deus tem um desejo: Que todos se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade!
Uma característica fundamental que distingue o cristianismo de qualquer outra religião, filosofia ou seita, diz respeito ao nascimento de que trata Jo 3:3
“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”.

E para entendermos o assunto “Reprodução Espiritual”, vale a pena fazermos um paralelo. A mulher foi dotada por Deus de uma graça exclusiva da qual os homens não possuem, este privilégio refere-se a reprodução, a capacidade de realizar o maior milagre das mãos de Deus, gerar vida. Este paralelo é aplicado literalmente a igreja como noiva e Cristo como esposo.
Vemos na Bíblia relatos de mulheres impossibilitadas de conceber e que milagrosamente foram curadas, gerando filhos que foram grandes referências em suas épocas, exemplo, Rute (Gn 30:22 – gerou a José), gerou a Samuel), Isabel (Lc 1:13 – gerou a João Batista), enfim, vários outros exemplos, poderíamos citar de mulheres estéreis e que tornaram-se fecundas.
Da mesma forma a Igreja de Cristo foi dotada de uma graça exclusiva, gerar vidas ou filhos espirituais, porém, como noiva do Cordeiro não são apenas as mulheres que receberam este privilégio, mas também os homens, pois, como Igreja, Deus não nos vê como um ser natural mas como um ser espiritual.
O Apóstolo Paulo quando escreveu aos Gálatas declarou o seguinte no capítulo 4:19
“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;”.
Ele reforça o papel fundamental da Igreja, que inclui você e eu, como sendo, gerar filhos.

Historicamente a igreja do Senhor pensava que apenas a santidade agradava a Deus. As pessoas eram salvas, santificadas e ficavam esperando Jesus voltar. Toda a teologia e hinologia bíblica tinham a ver com isso. Mas tudo estava incompleto, pois agradar a Deus não é somente viver retamente. Depois, em uma época da história, entendemos que Deus procurava adoradores. Mais ainda faltava algo. Deus quer levantar uma descendência, uma geração.

Paulo reforçou esta compreensão genealógica quando em 2Timóteo 2:2, quando diz a esse discípulo:
"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros".
Paulo está orientando Timóteo a que, ao ouvirem os testemunhos sobre ele, transmitessem-os a outras pessoas (que formarão uma segunda geração) e que essas pessoas sejam capazes de, da mesma maneira, transmiti-los a outras (que formarão a terceira geração e assim sucessivamente). E, à medida que Timóteo transmite os ensinamentos de Paulo a outros, e esses por sua vez, os passam aos seguintes, Paulo (pai de Timóteo) torna-se, avô, bisavô e tataravô de muitas gerações.

O Salmista declara que:
"Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (Salmo 127:3).
Uma das primeiras dificuldades que enfrentamos é o fato de que a paternidade exige muito de nós. A chegada de um filho transforma completamente as nossas vidas, não apenas inserindo-nos em uma nova rotina, mas mudando o enfoque das nossas prioridades. Aquele que deseja gerar filhos deve pensar menos em si mesmo e concentrar-se no que Deus está realizando por meio de sua vida. É necessário pensar como Paulo, em 1Cor. 10:33:
"assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos";
ter a atitude de desprendimento de Abraão, ao despedir-se de Ló, colocando-se em segundo plano para que a segunda geração tivesse a primazia (leia Gen. 13); e a abnegação do próprio Jesus que, "sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza vós vos tornásseis ricos" (2Cor. 8:9).

Não gerar pode advir de fatores diferentes como: imaturidade, separação, esterilidade, doenças diversas correlatas, viuvez, idade avançada, falta de intimidade, aborto, egoísmo, preocupação com transformação do corpo, entre outros. A seguir faremos uma breve descrição de cada um destes motivos.

1) Imaturidade
É evidente que uma criança aos 5 anos de idade não pode conceber, é naturalmente impossível. No plano espiritual, a imaturidade é muito mais grave (Hb 5:13-14), o cristão não avança, deixa de experimentar alimento sólido, uma vida consistente com Deus, tornando-se um crente superficial, um simples adepto que não provou o novo nascimento.

2) Mulher separada do Marido
Uma mulher separada do seu marido, pode vir a ter filhos, porém, filhos ilegítimos, concebidos sob maldição, desviando o propósito pelo qual Deus criou a família. Assim se a igreja, você e eu, estivermos separados, distantes de Deus, nossos frutos serão ilegítimos
(Gl 6:8) “Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção...”

3) Estéril
Por questões biológicas uma pessoa também pode estar impedida de ter filhos, porém, no reino do Espírito a esterilidade indica algo extremamente grave, observe o texto de Mt 21:19 “e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente.”.
Jesus aplicou uma lição tremenda aos seus discípulos no que diz respeito a reprodução, pois o que se esperava daquela figueira, concebida para frutificar, não era apenas estar em pé com suas folhagens preservadas, mas que esta “árvore” pudesse gerar.

4) Enferma
Uma pessoa enferma também terá restrições para se reproduzir, pois poderá colocar em risco a vida de um filho. Da mesma forma, um cristão enfermo na sua alma, que possui questões mal resolvidas em sua vida, por não liberar perdão, pela soberba, por pecados encobertos, enfim, por impedir a cura de Deus no seu interior, também, não poderá frutificar, gerar vida, pois ele próprio precisa redescobrir seu nascimento em Cristo, renovar sua aliança com Deus.
Dentro desse item existem três doenças que podem causar esterilidade:

a)Uma vida egoísta: Um Cristianismo egoísta, que leva em conta apenas o bem-estar próprio. Quem disse que temos de ter tudo, e do jeito que projetamos?

b)Gravidez abortiva. Falta de paciência com o novo convertido. Muitas vezes queremos que ele se torne crente, transformado e liberto do dia para noite.

c)Gravidez falsa. Ao invés de gerar filhos existem muitas outra coisas que a pessoa não abre mão e que ocupa o espaço em seu ventre. Tem sempre outras prioridades, nunca tem tempo para gerar. Postergação para gerar filhos.

5) Viúva
A mulher viúva também não poderá gerar, enquanto permanecer nesta condição. Um cristão preso na viuvez por viver se lamentando, murmurando, recordando como era bom a época passada, deve ser confrontado com o texto do livro de Isaías 61:10-11, diz:
“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.”

6) Idosa
Naturalmente que a mulher idosa não poderá se reproduzir na forma biológica, porém, espiritualmente, há promessa no Salmos 92:14
“Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes...”,
portanto, não há impedimento para nos reproduzirmos, independente de qualquer circunstância ou limitação que possamos ter.

7) Falta de intimidade com o noivo
Filhos são fruto de intimidade!
Podemos até conhecer Jesus, mas se não buscamos intimidade com Ele haverá ausência de fruto. Ninguém concebe sem intimidade. Buscamos intimidade orando, lendo a bíblia, adorando...não podemos fazer isso uma vez por semana nos cultos ou nas células, devemos viver buscando Sua doce presença.

Deus usa duas linguagens na Bíblia para refletir Sua intenção de gerar:

1. Ser fecundo, multipicar e encher a terra (Gênesis 1:28a).
Gênesis é o princípio de tudo, fala da bênção do Senhor para sermos fecundos. No princípio Deus estava completo (João 1:1), mas que por amor decidiu compartilhar Sua Glória, Sua grandeza, esta é Sua razão para ter mais filhos.
Deus te concebeu para que você se reproduza, gere filhos espirituais, nós temos esta “dívida” como declara o Apóstolo Paulo aos Romanos 1:14-15
“Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho...”

Em uma pesquisa na Bíblia sobre a expressão “muitos filhos”. Me despertei para o número de vezes que ela ocorre, umas 38 vezes.
foi a primeira bênção que Deus ministrou ao homem... também percebi que Deus mesmo, é quem mais vezes usou a Expressão “muitos filhos” e que chegou ao ponto de falar à Abrão: “Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes” (Gn 15.5).
Era comum Jesus dizer aos discípulos: “escolhi [vocês] para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca” (Jo 15.16).
Abraão levou décadas tentando gerar. Ele era um adorador andava em retidão, era um homem de obras, de bondade, de cuidados. Mas a bíblia não põe foco nisso, mas sim na perseguição desesperada para gerar filhos. Uma vida inteira para gerar UM filho. Naquele único filho estava o propósito de Deus.

Onde estão seus filhos espirituais?
Quando estivermos diante de Deus toda nossa vida cristã será medida em quantos filhos geramos. Somente com absoluta saúde espiritual podemos gerar. Em resumo, desde que nascemos de novo recebemos cura, restauração, bênçãos, fortalecimento com um propósito: sermos uma pessoa inteira diante Dele para que tenhamos perfeita saúde para gerar filhos espirituais. Ele está nos acompanhando como um bom Pai para que sejamos assim como Ele, a Sua imagem e semelhança: Pai de muitos tal qual Ele é.

Quem você tem gerado? O que ocupa o espaço do seu útero?
E quando você chegar diante do Senhor, chegará de mãos vazias?
Se você quer agradar a Deus, gere filhos!
O foco de agradar a Deus é gerar filhos.
Gerar filhos espirituais é a intenção básica da igreja.
Muitas coisas acontecem quando vivemos uma experiência cristã, mas o propósito último do Senhor é acabar com nossa esterilidade e nos levar a gerar, isso é o que apresentaremos diante dEle. Se não apresentarmos filhos espirituais, estaremos de mãos vazias (Deuteronômio 16:16).
Você já está gerando filhos espirituais?
Muitos crentes têm a mentalidade de que devem vir à igreja para Deus fazer algo “bem-bom” da sua vida, realmente Deus te enche de paz, te edifica pessoalmente e te abençoa, resolvendo seus problemas, mas com o propósito de te capacitar a gerar. Ele tem um projeto. Ele te cura para que venha a gerar.


Heb. 2
11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.

2. Dominar a terra sujeitá-la (Genesis 1: 28b).
Gerar é comparado por Deus a uma conquista.
Deus nos dá uma ordem que é a de nos multiplicarmos, enchermos e sujeitarmos (no âmbito espiritual) a Terra. O Senhor ainda nos manda dominar sobre os peixes do mar, que fala de homem, vidas e nações. Sobre as aves dos céus, que fala de poderes celestiais para comandar, decretar e reinar nas regiões celestiais; e ainda sobre todo animal que rasteja sobre a terra, os animais impuros que fala de demônios.

Em Lucas 6: 12 e 13 Jesus nos dá alguns passos de que gerar tem a ver com:

1) Orar:
Vá orar para saber aqueles que Deus quer dar a você. Jesus orou porque o critério de escolha é espiritual, quem são aqueles famintos e sedentos que Ele tem dado a você?
Ele quer uma igreja de discípulos e não de multidão e isso só se faz com vida, vínculos e o caminhar junto. Ele te estabeleceu como raiz e Ele te dará filhos e filhas espirituais, Ele não te chamou para ficar embriagado com a Sua Glória, mas para que você seja um canal dessa Glória, afetando as vidas ao seu redor.

2) Escolher os discípulos:
O critério não é carnal, e é o próprio Deus que te leva a investir na vida de seus discípulos e Ele te dará pessoas vinculadas e comprometidas.

3) Ensinar: isso tem a ver com conteúdo, substância para dar a outros.

4) Compartilhar intimidade:
Confortável diante do padrão do mundo é ficar só, mas diante de Deus é ter vínculos e compartilhar intimidade. Com quem você compartilha genuína intimidade? Jesus compartilhou de intimidade com os discípulos de acordo com o dirigir do Espírito Santo nos momentos apropriados e Ele nos chama a isso.

5) Amar, amar e amar:
Deus nos ama com palavra, com toques, com presentes, com tempo de qualidade, Ele te ama com todas as linguagens de amor e te chamou para amar as pessoas com as linguagens delas. “E havendo amados os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” João 13:1b. Gerar tem a ver com amor incondicional.

6) Dar propósito:
Deus nos chamou para ser um povo de avivamento, para estabelecer o reino, para desfazer as obras do diabo e isso é dar propósito. O Senhor nos chama a sermos transferidores de desígnios e propósitos proféticos.

Irmãos, onde estão nossos filhos espirituais?
Você já presenciou um parto? ...alguns não têm essa coragem! É um momento tenso, exaustivo, em alguns casos de dor e cansaço, mas que logo é maravilhosamente recompensado com o nascimento do bebê. Aí então, a alegria toma conta de todo mundo... alegra-se a equipe médica, a enfermaria, e o pai... e a mãe, então?! A emoção é indescritível!

Eu desafio a você, como crente que quer agradar a Deus, gerar filhos espirituais para Ele! Ainda hoje mesmo, reveja a sua lista de oração, escolha uma pessoa pra você investir na vida dela, alguém pra você se achegar mais, conversar, brincar, testemunhar de Jesus – alguém por quem “sofrer dores de parto para o novo nascimento”... busque agradar a Deus.

Se cada um dos membros colocarem em si e nos projetos para 2011 o desejo de “GERAR E DISCIPULAR”, tenho plena convicção de que seremos levados a desfrutar das promessas que o Eterno tem para nosso ministério e então o espaço físico não irá comportar, novas unidades serão necessárias, enfim, o crescimento do reino celestial será realidade dentro da responsabilidade individual que temos, da parcela que nos cabe cumprir nas tarefas espirituais, uma vez que o Senhor conta conosco
Porque o que Deus mais se agrada é que novos filhos sejam gerados para Ele.

Fontes:-
http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco/walter272.htm
http://www.plenitudedevida.kit.net/reproducao.htm
http://www.guiame.com.br/v4/57150-1673-Gerando-Filhos-Espirituais.html
http://www.ibavrp.com/modules/soapbox/article.php?articleID=240
http://prronnymarcos.blogspot.com/2009/07/chamados-para-gerar-filhos-espirituais.html

Nenhum comentário: