quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CASAMENTO - ESTRADA E CORDÃO DE TRES DOBRAS

Casamento e a Estrada – O Cordão de Três Dobras

Estamos reunidos aqui na presença de Deus e das testemunhas, para solenizar diante do Todo-Poderoso o casamento de Antonio e Gabriela
As sagradas escrituras registram que “Digno de honra entre todos é o casamento”, e o compara como símbolo da união mística entre Cristo e sua igreja.
O casamento foi ordenado para contribuir como o bem estar da sociedade e para transmitir mediante a boa ordem familiar, a pureza, a santidade e a verdade de geração a geração.

Isto aqui é um projeto de vida e não uma aventura a ser empreendida. Deus planejou uma mulher para um homem e vice versa, a fim de se tornarem de forma definitiva, uma só carne.
Deus criou o casamento com propósitos definidos, criou com principio, meio e fim. O que Ele tinha em mente, era a comunhão e a felicidade entre um homem e uma mulher e os frutos desta união, os filhos, viveriam e cresceriam para se tornarem pessoas ajustadas e felizes.
Quando Deus criou o casamento, deixou para os cônjuges privilégios e deveres, direitos e obrigações. Você sabia que este é o rumo da viagem? Só com esta consciência é que a viagem a dois poderá ir até o fim.

Introdução:
Não tenho a menor dúvida de que o casamento pode ser comparado a uma viagem a dois pela estrada da vida. Estaremos abordando a caminhada de um casal. O rei Salomão demonstra-se maravilhado com este caminhar de um homem com sua mulher conforme texto em Provérbios 30:18 e 19
Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, há quatro que não conheço:
O caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma virgem.
Muitas “viagens” (casamento) têm sido interrompidas, ou acidentes de diversas proporções ocorridos ou os viajantes (marido e mulher), descem na primeira parada, porque deixaram de submeter o lar (relacionamento) a Deus.
O ápice da realização conjugal esta em conseguir que esta maravilhosa viagem, possa ter seu “final feliz”.
Nunca foi plano de Deus que o casamento fosse uma aventura. Vamos ler Gênesis 2:18 a 24.
18 Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda.
23 Disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada mulher, pois do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-a à sua mulher, e serão os dois uma só carne.

Uma estrada para ter seu funcionamento adequado aos usuários deve conter :-
- placas de sinalização
- conservação do solo e ou pavimentação
- respeito às regras estabelecidas pelo administrador/órgão gestor
- pessoas com conhecimentos do equipamento utilizados (carro) e domínio da legislação/leis pertinentes.

1- as placas de sinalização.
Toda estrada deve possuir placas com orientações explícitas para facilitar a vida de quem trafega por ela. Andando por estradas encontramos a ausência de placas ou placas em péssimos estados de conservação. Placas com tiros, encobertas por matos, sujas e apagadas entre outras. No caso em referencia, o casamento, as definições estão na bíblia sagrada. Se eu obedecer aos sinais de “perigo” e sinais de “atenção” nela contidos, viajarei com meu cônjuge em paz e segurança.

2- Quando os viajantes não ficam olhando para trás.
Alguém disse que “recordar o passado é sofrer dobrado”. Ninguém pode fazer uma boa viagem, olhando o tempo todo para trás. Olhem o texto de Filipenses 3:13 e 14. Ele se aplica aqui também.
13 Irmãos não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus
Quem dirige sabe, no veículo temos o retrovisor, porém não é possível andar somente por eles, a visão através deles é necessária, mas somente em flash.
Aprendam a viajar olhando pra frente na viagem de seu casamento. Não fiquem revivendo ou trazendo à tona erros do passado, que já foram tratados. Isto só vai trazer sofrimento e reacender mágoas. Só devemos mexer no passado, com orientação clara de Deus ao nosso coração, para ser bênção em nosso lar.
Reviver o passado pode ser sintoma de falta de perdão. Perdão não é esquecer, mas é liberar-se de todos os sentimentos ruins. É dizer adeus ao passado vivendo bem o presente e olhando para o futuro, olhando para o Autor e consumador da nossa fé.

3- Quando os viajantes não deixam faltar combustível na viagem.
Quem já passou por isso sabe o quanto é ruim faltar combustível no veiculo. É importante lembrar aqui a situação das 10 virgens citadas na parábola, onde 5 estavam abastecidas para a viagem e as outras 5 não tinham combustível suficiente.
Pare e pense no que pode ocorrer se o combustível espiritual faltar a este relacionamento. Perda de tempo, desgastes, interrupção da viagem e até a quebra do compromisso (casamento). Oração, leitura da palavra, adoração, obediência sobre tudo são combustíveis essenciais para a trajetória de uma família vitoriosa.

4- Deficiência na conservação das placas
È comum nas estradas a ausência de orientação por placas ou quando existem muitas estão encobertas por matos, perfuradas, apagadas ou até mesmo caídas como já comentado.
Semelhante a isto, o relacionamento pode sofrer danos quando a conservação das placas (palavras, conselhos, orientações) não estão como deveriam ou até mesmo ausentes.
Isto representa que, ao surgirem as adversidades nas estradas da vida, precisamos obedecer as orientações que recebemos de nossos pais, pastores, amigos, enfim tudo aquilo que absorvemos durante as nossas vidas são semelhantes as placas de sinalização nas estradas, existem para serem respeitadas ou colheremos os frutos decorrentes da desobediência.

5- Falha na conservação da estrada e as curvas
Estradas em mau estado de conservação e quando não existirem sinalizações para a situação, pode provocar desastres e até mortes. O solo/terreno é sem dúvidas no casamento representação de que precisamos conservar as bases de sustentação do relacionamento, reparando quaisquer brechas que venham surgir no transcurso. Isto posto estaremos mantendo o casamento com qualidade e dentro da vontade de Deus.
Curvas tem o sentido de momentos agudos que obrigatoriamente teremos que enfrentar, porem todo cuidado é pouco. Existem curvas de diferentes ângulos, assim são os problemas, diferentes nas formas e maneiras.

Cordão de Três Dobras
Eclesiates 4:1-12
1 DEPOIS voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol; e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador, e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham consolador.
2 Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda.
3 E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.
4 Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.
5 O tolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne.
6 Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.
7 Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol.
8 Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
10 Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
12 E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Esse cordão é como aquele usado nos navios, onde no meio daquela trança de fios há um bem no meio (de cor vermelha) mais forte que os outros, que suporta a fraqueza dos outros que podem rebentara qualquer momento, e isso acontecendo esse fio mais forte, vem no meio dos outros, suporta a pressão e não se quebra, um casal que tenta enfrentar as pressões da vida sozinhos sabe o quanto é difícil escapar sem que algo lhes aconteça. Depois que passa a lua de mel, as novidades do primeiro encontro a sós, as primeiras impressões, vem a realidade nua e crua e lhes impõe, agora, um ritmo diferente que eles nunca enfrentaram. Agora é entre ambos que deve prevalecer a responsabilidade e o dever de aprender lidar com diferentes situações. Por isso a necessidade de ter aquele fio vermelho no meio das tranças para suportaras pressões. Esse fio dentro do casamento representa a presença de Jesus que ajuda a suportar o novo ritmo. Lembre-se do provérbio antigo: “A união faz a força”, não a mera união entre dois seres, mas a união do casal com o Senhor Jesus Cristo.

Exemplos da presença do Sangue
Morte dos primogênitos: Porta onde houvesse o sangue do sacrifício a morte não entraria.

Raabe: Fio escarlate (vermelho) devido a promessa de fidelidade e compromisso, independente do passado dela houve livramento.

Votos
Antonio/Gabriela, Você promete diante de Deus e destas testemunhas, receber Gabriela/Antonio como sua legítima esposa para viver com ela, conforme o que foi ordenado pôr Deus, na santa instituição do casamento? Promete amá-la, honrá-la, consolá-la, e protegê-la na enfermidade ou na adversidade, e manter-se fiel a ela enquanto os dois viverem?

Entrega das Alianças
Usando esta aliança como símbolo da nossa união, eu me caso contigo, unindo a ti meu coração e a minha vida, tornando-te participante de todos os meu bens.
- Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do seu amor.

Oração ( Noivos ajoelhados)

Pronunciamento
Visto que Antonio e Gabriela consentiram ambos em ingressar no estado de matrimônio, diante de Deus e destas testemunhas, havendo ambos dado e empenhado sua fé e palavra um ao outro, o que manifestaram pela união das mãos, eu os declaro Marido e Mulher, casados em nome do Pai, do filho e do Espírito Santos. Amém.

Benção Pastoral
Que o Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo vos abençoe, vos guarde e vos mantenha firmes. Que o Senhor, em sua misericórdia, volte para nós seus olhos de harmonia e vitória, de tal maneira vos encha da tua graça e bênçãos espirituais, que possais viver neste mundo em seu santo temor, e no mundo vindouro possais gozar da vida celestial e eterna. Amém.

Nenhum comentário: