sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ESPÍRITO SANTO – SEMEADORES E COLHEITA




ESPÍRITO SANTO – SEMEADORES E COLHEITA

"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." (Joel 2 : 28)

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24 : 49)

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1 : 8)

Caros irmãos e amigos, ao longo destes anos temos o altar para compartilhar com vocês as verdades da fé cristã, aquilo que entendemos ser essencial para o viver sadio como filhos da luz. Entendemos que a verdade absoluta somente o Senhor nosso Deus possui, porem a partir do entendimento que Ele tem nos dispensado, procuramos desempenhar com zelo o chamado e a comissão.
Neste momento em que estamos comprometidos com o propósito de "crescer na graça e conhecimento", onde temos jejuado, clamado, realizado cultos domésticos e orações de matutino, e demais atividades, todo esse esforço vem produzir visivelmente um derramar de unção e graça sobre a vida de muitos dos irmãos e indiscutivelmente um momento de glória. Mas como pastor temos que nos preocupar com o rebanho do Senhor confiado a nós temporariamente, até que o Pastor maior venha buscar sua igreja. Por isso, tenho meditado e pensado sobre a finalidade de sermos cheios do Espírito Santo. Algumas perguntas precisarão ser respondidas ou ao menos refletir sobre elas. Por exemplo:
- Quem pode receber
- Como receber o Espírito Santo
- O que é o revestimento de poder (revestimento vem por cima de algo já existente)
- O que fazer depois de ter recebido o Espírito Santo

Quem pode? No capítulo 2 do livro de Joel, encontramos no verso de numero 28 que viria um tempo em que "TODA" carne, (entendendo que a profecia se referia ao povo de Israel, consequentemente o povo de Deus daquela época e extensivo a nós), seria revestida, uma vez que o texto declara que seria "derramado sobre". Desta forma, podemos responder a primeira pergunta afirmando que todo o povo de Israel (igreja do Senhor Jesus Cristo) pode receber o Espírito Santo que foi prometido pelo próprio Deus através do texto de Joel.
Como receber? Esta pergunta pode ser esclarecida a partir do texto de Lucas no capítulo 24 que determina que o Israel (povo do Senhor, Igreja atual) deveria "FICAR EM JERUSALEM". Lembre-se que quando o povo ia para Jerusalém, não iam com tristeza, não se deslocavam sem propósito, tinham sempre suas ofertas, seus sacrifícios e acima de tudo adoravam e festejavam o Deus de Israel. Sendo assim a "ESPERA" deve ser entendida como tempo de adoração, louvor, gratidão, ofertório e porque não como tempo de clamor. Jesus disse não saiam de Jerusalém enquanto eu não houver enviado a promessa de meu pai, promessa essa que está lá em Joel conforme texto já mencionado. Enquanto esperamos pelo envio da promessa do Pai, temos que permanecer em Jerusalém (tempo de maturação, discipulado). Todos os que aceitam a Jesus, inicialmente devem ser ensinados, batizados e revestidos do poder para depois saírem. Portanto para receber devemos ficar em Jerusalém.
Revestimento, a própria palavra trás a definição, revestir, cobrir, colocar outra camada. A promessa em Joel fala em "derramar sobre", por cima de algo já existente, caracterizando o revestimento. Quando revestimos um móvel, uma parede, um piso não o fazemos por desconsiderar o que está por baixo, mas para valorizar ainda mais o ambiente, a peça ou seja lá o que for que estejamos revestindo. Pronto, desta maneira entendemos que já temos o selo da promessa que nos foi concedido no momento da entrega ao Senhor Jesus e quando a promessa vem é derramada sobre o que já existe e faz com que haja valorização do templo. Note que a promessa em Joel lista os frutos decorrentes do derramamento (profecias, sonhos, visões).
O que fazer? Por último entendemos que ao sermos revestidos ou termos sido alvo do derramamento do Espírito Santo, somos intimados a sairmos de Jerusalém, sairmos da zona de conforto, colocando como prioridade o anunciar das Boas Novas. É claro o texto quando declara que só deveríamos permanecer em Jerusalém até que o revestimento acorresse, depois disto deveríamos sair, ir por onde o mestre nos mandasse.
A bíblia relata que a seara é grande, mas os ceifeiros são poucos e que devemos rogar ao Senhor da seara para que envie mais trabalhador.
A bíblia também declara que "Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." (João 12 : 24)

Mateus 13:3-8
3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.

Tipos de terrenos:-
1 – Pé do caminho – Aves comeram
2 – Pedregais – falta de terra, nasceu fora do tempo sem raiz, fraqueza
3 – Entre espinhos – sufocada pelas circunstâncias, dificuldades
4 – Boa terra – produz de acordo com a intensidade da semeadura e do Espírito

A semente é a mesma (boa palavra) o que muda é o tipo de solo

Reflita agora que tipo de solo você é, e se for necessário coloque-se nas mãos do lavrador e ele fará com que sua terra seja fértil.
"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador." (João 15 : 1)


É imprescindível que haja em nós uma preocupação de mantermos o nível espiritual, mantermos o nosso revestimento em alto nível, com qualidade total para que tenhamos condições de proclamarmos as Boas Novas do Reino – Evangelho da Salvação

Nenhum comentário: