INVESTINDO NOS RELACIONAMENTOS
Lucas 13
6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.
6- Precisamos aprender a conviver com o diferente, quem lidera não lidera apenas para uma pessoa mas para todo o grupo. Neste trecho encontramos uma figueira plantada em meio a uma vinha. Quando lideramos penso que devemos desenvolver a habilidade de ter tantas formas diferentes de pensar quantos forem as cabeças que lideramos.
7- É comum a cobrança de resultados, sempre que investimos em pessoas, fazemos com o objetivo de colhermos frutos advindos do investimento. O proprietário investiu plantado uma figueira em meio a sua vinha, esperando colher dela frutos, quando não obteve frutos tomou a decisão de mandar cortá-la. Note que a decisão foi imediata, sem tolerância, sem piedade. Este é o comportamento que normalmente temos quando não colhemos o que esperamos, desistimos, abandonamos, desligamos, afastamos, ignoramos, desqualificamos.
8- Neste trecho do texto alegro-me por entender que Deus sempre prepara pessoas (vinhateiro) para estarem ao nosso lado, exercitando paciência, tolerância e visão além das circunstâncias e ou aparências. O vinhateiro havia cuidado daquela figueira por três anos, isto trouxe laços, afinidades e desta forma estava disposto a investir mais tempo, não se conformava em perder três anos de seu trabalho, convivência e muito menos sumariamente cortar aquela figueira. É preciso ouvir aqueles que estão junto a nós, mesmo que sejam pessoas subordinadas a nossa liderança, ninguém é dono da verdade, ninguém sabe tanto que não tenha o que aprender. Ao longo destes anos liderando tenho aprendido muito com pessoas que apesar de não possuírem estudo adquiriram sabedoria durante os anos de vida, o que não se aprende em bancos de escola ou universidades. A irmã Maria de Lourdes(Maria de óculos) é um exemplo vivo, aos 84 anos ela vez por outra sempre tem frases, dizeres, provérbio que nos remetem a um entendimento sobre fatos da vida que chegam a provocar risos. Aprenda a ouvir aqueles que são sábios. Antes de jogar fora o investimento de dias, meses ou anos, é sensato investirmos um pouco mais como fez o vinhateiro entendendo que a proposta de cavar e adubar remete-nos na vida real a aprofundar os relacionamentos, ter maior preocupação com questões antes não conhecidas e o esterco representa tudo que podemos injetar nos relacionamentos que nos permitam aumentar o conhecimento, entendimento e permitir que áreas da vida cresçam a ponto de frutificar com qualidade.
9- mesmo não tendo certeza do resultado o vinhateiro decidiu investir. Hoje o que vemos é um quadro bem diferente, o interesse é pelo que as pessoas podem dar e não em dar a elas o que elas necessitam. Quando não temos certeza de que teremos colheita não queremos investir absolutamente nada.
Este comentário tem por finalidade tratar com líderes, obreiros, ministros e dirigentes de congregações visando proporcionar um melhor relacionamento e desempenho em suas atribuições, além de que com certeza as mesmas regras poderão ser útil nos relacionamentos familiares, trabalhos entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário