quinta-feira, 8 de março de 2012

COMO IDENTIFICAR OS FALSOS PROFETAS


Como identificar os falsos profetas?

"Acautelai-vos", disse Jesus. Essa expressão significa precaução, cuidado a fim de se evitar um mal. No original grego, essa palavra significa: "fixar a mente em, prestar atenção, cuidar-se... guardar-se, acautelar-se"(2). É um imperativo, ou seja, Jesus nos adverte sobre a necessidade do cuidado.

é muito comum no neopentecostalismo, onde uma denominação confunde-se com o fundador os líderes serem vistos como infalíveis, esse normalmente não tem conselheiros formais, somente ele é quem manda, sendo o único "teólogo", administrador e líder. Os adeptos dessas denominações são, em sua maioria, passivos e aceitam tudo o que seu "apóstolo", missionário, bispo ou pastor diz. Na prática, acreditam na infalibilidade pastoral, assim como a doutrina católica aceita a infalibilidade papal. Essa passividade é tipicamente sectária.

Col. 2
23  As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

OS 4 NÍVEIS DA APOSTASIA

1º - OLHAR PARA O VÍSIVEL
Hc 2:4; Rm 1:17 - O justo vive pela fé
II Co 5:7 - O cristão anda por fé, não por vista
Hb 11: 1 - Conceito de fé
II Co 4:18 - O que se vê é temporário

2º - DECISÃO PELO VISÍVEL
I Ts 2:5-6 - Não ser ganancioso
I Jo 2:17 - O mundo passa

3º - SEPARAÇÃO DO IRMÃO NA FÉ
II Tm 4:10 - Abandono dos irmãos e da obra
I Jo 3:17 - Amor prático e não teórico

4º - CONFRATERNIZAÇÃO COM OS ÍMPIOS
Sl 37:32 - O ímpio busca matar o justo
Tg 4:4 - Amizade ao mundo é inimizade com Deus
Tg 1:27 - Guardar-se incontaminado
I Jo 5:19 - O mundo jaz no maligno

SETE FORMAS PRÁTICAS DE IDENTIFICAR

1 - O QUE ELES FALAM PODE SE CUMPRIR, PORÉM, ELES CONDUZEM O POVO A PRÁTICAS NÃO BÍBLICAS.
“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após OUTROS deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Deut. 13:1-3

2 - ACRESCENTARÃO ENSINOS À PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO NOVOS ENSINOS, NOVAS PRÁTICAS.
“Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.” Deut. 18:20

3 - NÃO SE CUMPRIRÃO AS SUAS PROFECIAS, OU ENSINOS.
“Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.” Deut. 18:22

4 - POSSUIRÃO UMA APARÊNCIA DE OVELHA
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores... Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mt. 7:15,22-23

5 - PROCURARÃO FAZER AS MESMAS COISAS QUE CRISTO, COMO SE POSSUÍSSEM A MESMA CONDIÇÃO E POSIÇÃO
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos... Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mt 24:4,5,24

6 - USARÃO “SINAIS” QUE SERVIRÃO DE ENGODO PARA ARREBANHAR O POVO
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição ... A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” 2 Ts 2:3,9

7 - NÃO CONFESSARÃO QUE CRISTO VEIO EM CARNE, ISTO É, FISICAMENTE.
“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós ... E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo ... Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” 1 Jo 2:18-19, 4:3; 2 Jo 7

Observações
1. O apóstata pode estar dentro da Igreja, mas não continuará;

2. A apostasia deve ser tratada com seriedade;

3. O justo deve viver pela fé e não pelo material;

4. Tudo tem que estar centralizado na Bíblia e em Cristo;

5. Nada deve ser acrescentado à Palavra;

6. Nós não somos Jesus Cristo, nem deuses.

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." I João 4:1

"E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." II Ped. 2:1

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo."  II Cor. 11:13

"Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas."  Lc. 6:26

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mt. 24:24

Ezequiel 34

Nenhum comentário: