terça-feira, 23 de outubro de 2012

Aflições, Provas e Tribulações


Aflições, provas, tribulações

Em Romanos 8,28 lemos: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” E Jesus diz em João 16,33: “

No mundo passais por aflições.....
Ninguém está imune!! E o que coopera e o que não coopera com o nosso bem?
Naturalmente logo pensamos só nas coisas boas. Mas o versículo diz: todas as coisas....boas e ruins.

O mecanismo de um relógio pode nos ajudar na compreensão. Você já observou um relógio por dentro em funcionamento? Existem engrenagens que giram em sentido horário e outras em sentido anti-horário. Elas não trabalham umas contra as outras, bem pelo contrário, colaboram para que o relógio, movido por uma mola ou pilha, girem na velocidade correta e mostrem o tempo com exatidão. Tudo colabora para o mesmo fim.

Em nossas vidas acontece o mesmo. Sei que é difícil imaginar como coisas boas e ruins se unem nas mãos de Deus e no final Ele as transforma em bênçãos.

O povo de Deus sempre de novo precisa aprender que através das aflições ele aprende o que é pecado, e que pecado é uma ofensa a Deus. A aflição ou uma provação revela quem nós somos. Fracos e pecadores, filhos desobedientes que só pedem, mas que na maioria das vezes não sabem agradecer a Deus.

No Salmo 119,67 o rei Davi confessa:
sww”Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” Por que tem de ser assim?

A misericórdia, o amor e a bondade divina não atraem tanta gente como as aflições. Por isso dizemos que Deus usa as aflições para nos atrair, para nos levar de volta à sua comunhão.

Assim também é com os animais. Quando uma tempestade se aproxima, elas procuram o pastor. O pastor usa um cajado, não para bater, mas para mostrar o caminho. Do mesmo modo Deus usa a vara da aflição para guiar e mostrar o caminho.

Asafe estava cheio de dúvidas e questionamentos. Parecia-lhe que o sofrimento ela algo sem lógica, algo incompreensível e absurdo. Ele não era capaz de entendê-lo nem explicá-lo:

"Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus..." (Sl 73.16-17).

No santuário nem sempre recebemos a explicação para o porquê de nossos sofrimentos, mas em compensação recebemos consolo, recebemos fortalecimento e uma profunda paz. Até um homem como Elias chegou ao ponto de se sentir desesperado e questionava o motivo de tanto sofrimento. Ele não recebeu uma resposta para suas perguntas, mas recebeu comida e bebida para sua longa jornada em busca de um novo encontro com o Senhor. João Batista foi tomado de dúvidas quando estava no cárcere. E ele também não recebeu resposta ao porquê de seus sofrimentos, dúvida que certamente ocupava sua mente. Mas ele recebeu a palavra do Senhor:

"...bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço" (Mt 11.6).

Agora me dirijo a você, especialmente a você que tem sofrimento e dor em sua vida, que passa por angústias e enfermidades – você não quer simplesmente entrar no santuário para receber ali o consolo que vem de Deus? Em pouco tempo se cumprirá em sua vida o que o Senhor glorificado diz no último livro da Bíblia:

"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras... O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho" (Ap 21.4-5,7)

Um idoso pastor se encontrava gravemente enfermo na cama e sofria terríveis dores. Um jovem obreiro que o visitava desejou consolá-lo. Cheio das melhores intenções, falou: "Deus disciplina a quem ama!" Ao que o velho homem retrucou, cheio de dores: "Sim, mas agora, neste instante, eu desejaria que Deus amasse outra pessoa!"


"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos."  (Salmos 119 : 71)

Nenhum comentário: