terça-feira, 23 de outubro de 2012

DEBORA MULHER USADA E OUSADA


Débora–significa abelha-Mulher de Lapidote, ama de Rebeca (Gn 35.8).
 
Foi uma profetiza que julgava a Israel debaixo das palmeiras do monte Efraim (Jz 4.5).
 
Os seus dons proféticos lhe deram grande influência.
 
Ela aparece entre os mais bem-sucedidos juizes de Israel (e a única mulher a ocupar esse cargo). 14 juizes -
1.Otniel de Judá (3:9): vitória sobre Cusã-Risataim.
2.Eúde de Benjamim (3:15): vitória sobre Eglom de Moabe.
3.Sangar (3:31): vitória sobre os filisteus ( localidade desconhecida).
4.Débora (Efraim) e Baraque (Naftali) (4:4-6): vitória sobre Jabim e Sísera.
5.Gideão de Manassés (6:11): vitória sobre os midianitas e amalequitas.
6.Tola de Issacar (10:1).
7.Jair de Gileade(10:3)
8.Jefté de Gileade (11:11): vitória sobre os amonitas.  -  9.Ebsã de Belém (12:8).
10.Elom de Zebulom (12:11) 
11.Abdom de Efraim (12:13)
12.Sansão de Dã (15:20): vitória sobre os filisteus.
13- Eli 
14- Samuel
 
nomeou comandante a Baraque, que derrotou os filisteus, trazendo um período de quarenta anos de liberdade do domínio estrangeiro. Juizes capítulos 4-5.

Josué conduz Israel através do Jordão, subjuga reis e Canaã, falharam em não destruir os inimigos como lhes fora ordenado.

Morte de Josué, começaram a venerar os deuses falsos-Cananeus. Deus os colocou nas mãos de seus inimigos e, quando imploraram por misericórdia, Ele levantou juízes para livrá-los. Um desses juízes era uma profetisa, chamada Débora.

Enquanto ela foi juíza de Israel, Deus entregou-os nas mãos de Jabim, rei de Canaã, e foram mantidos em escravidão e fortemente oprimidos por Sísera, o capitão dos exércitos de Jabim. Sofreram essa opressão durante vinte anos, até que imploraram a Deus por misericórdia.

Deus então revelou a Débora um plano por meio do qual Ele derrotaria Sísera. chama Baraque, da-lhe instruções de como Deus salvaria Israel.

As tropas de Sísera, com suas novecentas carruagens de ferro, saíram contra Baraque e Deus os confundiu e os entregou em suas mãos. Sísera pulou de sua carruagem e fugiu a pé, mas Deus tinha um plano para ele. Uma mulher chamada Jael chamou-o a sua tenda e, quando ele adormeceu, ela lançou um pino da cabana em sua cabeça. Assim Deus salvou Israel, não pela força do povo, mas sim por Seu poder, através dos esforços de duas mulheres.

Deus quer e pode usar mulheres, não despreze o dom que há em ti
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15: 16)

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."  (Isaías 41 : 10)

Nenhum comentário: