terça-feira, 23 de outubro de 2012

PROSPERIDADE EM MEIO A ADVERSIDADE


PROSPERIDADE EM MEIO A ADVERSIDADE

Genesis 26

ORIGEM DO NOME ABRAHAO - HEBRAICO
SIGNIFICADO DE ABRAHAO - PAI DA MULTIDÃO. O FUNDADOR DO POVO HEBRAICO.

Os versos 12 e 13 narram a forma sobrenatural como Isaque prosperava, chegando sua lavoura a produzir a cem por um logo no primeiro ano. Isto era absolutamente sobrenatural.
O verso 14 conta que os rebanhos de Isaque se multiplicavam e que isto despertou a inveja dos filisteus.  Invejosos, passaram a “fechar os poços” de Isaque: Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. (v. 15).
Todos nós, servos de Deus, vivemos as dificuldades patrocinadas pelos “filisteus” que insistem em “fechar os nossos poços”.  É bom explicar que os “filisteus” aqui representam todas as pessoas que, por ignorância ou incredulidade, se opõem ao Evangelho e fazem frente ao seu ministério. Cada dificuldade que Isaque enfrentou nos ajuda a entender as dificuldades que hoje estamos enfrentando.
 a)      Eseque, lugar de contenda.  Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d´água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: a água é nossa! Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. (vs. 19,20).
 b)      Sitna, lugar de inimizade-“acusação” - origem palavra satanás.  Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. (v. 21). 
c)      Reobote, lugar de prosperidade, alargamento ou amplitude.  Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra. (v. 22). 
 d)      Aos perseverantes, Deus reafirma sua Fidelidade:  Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão. (v. 23).  Um detalhe a mais: ali, onde Deus reafirmou sua aliança, Isaque edificou um altar e invocou o nome do Senhor (v. 25).
 e)      Quando os “filisteus” dão o braço a torcer. Os versos 26 a 28 contam que Abimeleque e uma comitiva de filisteus foram até Isaque para se retratar com ele.  Uma demonstração de que Deus o honrava frente aos inimigos. Isaque lhes perguntou: por que me vieram ver, uma vez que foram hostis e me mandaram embora? Eles responderam: vimos claramente que o Senhor está contigo...  Agora sabemos que o Senhor tem te abençoado. (vs 27,28).
Berseba – nome do ultimo poço – significa “poço de juramento”
I Pedro 4:12  Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13  Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Persevere. Continue servindo ao Senhor em santidade e fidelidade. Continue cavando os poços, pois logo o Senhor o levará para o “lugar espaçoso”.  Mais do que isto, chegará o dia quando pessoas que hoje se colocam em oposição ao seu ministério virão em busca do seu perdão.  Eles terão que reconhecer que a bênção do Deus Eterno está sobre sua vida e ministério.

Nenhum comentário: