terça-feira, 23 de outubro de 2012

AVALIANDO ARVORE E FRUTOS


AVALIANDO ARVORE E FRUTOS – PODA OU MORTE

João 15
1  EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Mateus 7
17  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

Jesus procurou figos numa figueira,
"E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto". (Marcos 11:13-14). 
Essa figueira, além de não dar frutos, só tinha folhas; Da mesma forma que muitos crentes: "bonitos por fora e vazios por dentro"; Só têm folhas! Só vivem de aparência achando que está tudo bem. Quando Deus permite que algo aconteça na vida destes, como uma doença, perda do emprego, pode ser uma provação, mas será que já não perderam sua sebe?

Sebe:- cerca viva ou de ripas – usada para separar terrenos

Na parábola em que um certo homem tinha uma figueira em sua vinha, disse: 
"E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar". (Lucas 13:9). 

Significa que quando não produzimos os frutos esperados, somos cortados. (PODA)

Motivo:-  micro-organismos que atacam brotações, ramos, troncos flores e frutos.

Época:- meses de maio/junho e início de julho, fase em que as plantas entram em repouso vegetativo e pode ser subdividida.

Fase:-
• Podar os ramos secos, ladrões, fracos e doentes, até encontrar a parte sadia, de forma a permitir melhor arejamento e insolação das árvores;
• Retirar os frutos mumificados, doentes e caídos ao solo, juntamente com os ramos podados e as folhas velhas. Todos esses materiais devem ser amontoados e retirados do pomar;

Nenhum comentário: