quarta-feira, 1 de junho de 2011

DORCAS: QUAL É O SEU TALENTO

Os talentos de Dorcas – E O SEU TALENTO?
At 9.36-43
36E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que, traduzido, se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia
37E aconteceu, naqueles dias, que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
38 E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
39 E, levantando-se Pedro, foi com eles. Quando chegou, o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vestes que Dorcas fizera quando estava com elas.
40 Mas Pedro, fazendo-as sair a todas, pôs-se de joelhos e orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, assentou-se.
41 E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. 42 E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
43 E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão, curtidor.

9.36 DORCAS... CHEIA DE BOAS OBRAS.
Assim como Deus operava através de Pedro para curar (vv. 33-35) e para ressuscitar os mortos (v. 40), Ele também operava através de Dorcas, para praticar atos de bondade e de amor. Os atos de amor para ajudar os necessitados são tanto uma manifestação do Espírito Santo, quanto o são os milagres, os sinais e os prodígios. Paulo enfatizou essa verdade em 1 Co 13 (cf. 1 Pe 4.10,11).
Dorcas, generosa
Dorcas era como uma árvore florida em plena primavera, em poucas palavras acabamos de descrever esta pessoa.
Herodes é lembrado por sua crueldade,
Judas, por sua traição.
Dorcas sobrevive em nossa memória porque nunca teve medo de ser bondosa e de fazer sua contribuição.
Ela vivia em Jope, parte de Tel-Aviv, era uma cristã, porém não sabemos como se converteu. Seus amigos gregos chamavam-na Dorcas, mas os amigos hebreus lhe davam o nome de Tabita. Ambos os nomes significam gazela.
Não há motivos para crer que alguma vez ela tenha lido a carta de Tiago, porém ela poderá tê-la escrito.
Seu versículo predileto poderia ter sido: "Mas, ó homem insensato, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?", Tiago 2:20,

finalmente, teve o destino de toda carne e morreu. Não sabemos qual a causa de sua morte, com toda a probabilidade foi um acontecimento natural. Todavia, muitas pessoas tiveram uma parte de seu coração removido quando ela morreu, os lamentos vinham de toda parte, e eram sinceros.
Talvez ela fosse viúva ou solteira, mas não faltou ninguém para cuidar de seu corpo. Com toda a probabilidade suas amigas cuidaram dessa parte, prepararam-lhe o corpo para o funeral.

As famílias judaicas tentavam adotar determinadas diretrizes com relação aos funerais, em geral, o corpo era totalmente lavado e depois envolvido em linhos, e substâncias aromáticas. Começou o choro, as viúvas estavam ali com as túnicas e mantas enroladas em seus braços, eram peças de vestimenta que Dorcas fazia para as pessoas que ela amava.

A comunidade cristã de Jope ouviu dizer que Pedro estava ali por perto, em Lida, resolveram pedir ajuda, já que estava distante apenas quinze quilômetros de Jope, de modo que a viagem podia ser feita mais ou menos em meio dia.

Pedro não era especialista em ressurreição, por isso ele dependia do que tinha visto, avaliou a situação e não perdeu tempo, primeiro pediu para esvaziar o quarto, foi isto que Jesus fez quando ressuscitou a filha de Jairo.
Com grande simplicidade e direção ele disse: "Tabita, levanta-te". Nada de truques ou uma grande oratória, nem mesmo usou algum recurso como lodo ou lenço. Simplesmente, "Dorcas, é hora de levantar-se".
Os olhos dela abriram-se como uma veneziana. Havia ocorrido um milagre: Dorcas estava viva. Várias outras mulheres foram louvadas, e nunca esquecidas, por Jesus e pelos Apóstolos. Mulheres que deram o exemplo de fé no Senhor Jesus e total dedicação no serviço à comunidade.

Nenhum comentário: