quarta-feira, 1 de junho de 2011

É COMO PÉROLA

Como a ostra produz a pérola?
A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário-a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. "Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.
As ostras não são os únicos moluscos que podem produzir pérolas: mexilhões e amêijoas (espécies de mariscos) também produzem pérolas, mas esta é uma ocorrência muito mais rara. A maioria das pérolas são produzidas pelas ostras, tanto em ambientes de água doce quanto de água salgada. Para entender como as pérolas são formadas nas ostras, você deve primeiro entender a anatomia básica de uma ostra.
Ostras são bivalves, o que significa que suas conchas são formadas de duas partes, as valvas. As valvas das conchas são mantidas juntas por um ligamento elástico. Este ligamento é posicionado onde as valvas se juntam, e usualmente as mantém abertas para que as ostras possam se alimentar.

Essas são as partes de uma ostra dentro da concha:
• boca (palpus)
• estômago
• coração
• intestinos
• guelras
• ânus
• músculo abdutor
• manto
Portanto, uma pérola é uma substância estranha coberta com camadas de madrepérola. A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular - estas são chamadas pérolas barrocas. As perolas, como você provavelmente já notou, possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A maioria das pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas pretas são nativas do sul do Pacífico.
As pérolas cultivadas são criadas pelo mesmo processo que as pérolas naturais, mas claro, com uma mãozinha dos criadores. Para criar uma pérola cultivada, o criador abre a concha da ostra e faz uma pequena fenda no tecido do manto. Pequenas irritações são então inseridas por baixo do manto. Em pérolas cultivadas em água doce, cortar o manto da ostra é o suficiente para induzir a secreção de madrepérola que produz uma pérola sem que para isso um corpo estranho tenha que ser inserido.
Apesar das pérolas cultivadas e naturais serem consideradas de igual qualidade, pérolas cultivadas tem geralmente um valor menor, já que não são tão raras.
Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
A maioria das joias são confeccionadas usando-se metais preciosos e pedras preciosas encontradas no solo, porém as pérolas são encontradas dentro de uma criatura viva, a ostra. As pérolas, portanto são resultado de um processo biológico - é a maneira da ostra se proteger de substâncias estranhas.

Chegamos neste ano de 2011 no ministério IARC(Igreja Assembléia Remanescentes de Cristo) aos 30 anos de existência (BODAS DE PÉROLA) e com toda a certeza passamos por todo este processo de formação em diferentes áreas – moral, espiritual, financeira, relacionamento, estrutura entre outros. Enfim somos pérola em 2011 mas para isso já fomos feridos e necessariamente tivemos que instintivamente nos defender como uma ostra se defende e naturalmente nossas vidas foram sendo modeladas não sem dor e em certos momentos até mesmo sofrimento, físico e emocional. Assim como ocorre no processo de formação da ostra, nem sempre todas são perfeitas e totalmente prontas para o uso, de igual forma entre nós ha imperfeições, porém confiamos no Senhor Deus que nos ajuda em nossas fraquezas através do Espírito Santo.
Encontramos diferentes tipos de pérolas- a branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde. A maioria das pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas a pérola negra é encontrada exclusivamente no Pacífico sul. Resta, portanto perguntar que tipo de pérola somos, uma vez que todas tem valor mas uma delas é específica de um único local e rara. Estamos com falta de pérolas negras, crentes com valores intrínsecos, inegociáveis são cada vez mais raros de serem encontrados.
Meus irmãos e amigos não rejeite a dor, a prova o sofrimento ou qualquer outro processo que venha passar, mas aproveite para fazer disto a formação de valores que resultem em moldar na sua vida a semelhança do que ocorre com a ostra, uma jóia preciosa, em então poderão olhar e dizer “É COMO PÉROLA”.
Existem pérolas que foram cultivadas e não geradas no interior de uma ostra, e o valor delas não é o mesmo. Não impeça de ser benção para novas vidas serem geradas, pois terão maior valor do que aquelas que forem apenas cultivadas dentro da igreja.
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém querido?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Suas ideias já foram rejeitadas?
Já passou por humilhação, desprezo, rejeição
Então produza uma pérola... cubra suas mágoas e as rejeições sofridas, com camadas e mais camadas de amor.
Lembre-se apenas de que uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas pois uma pérola, nada mais é que uma ferida cicatrizada.
O TEMA DESTE ANO É:- “GERANDO E DISCIPULANDO”
Que cada um venha ser como que ostras espirituais e seja o local para gerar pérolas para o reino de Deus, sabendo que não será sem sacrifício. Lembrando ainda que não basta gerar uma pérola, tem que chegar ás mãos do joalheiro para que receba todo cuidado necessário e possa ser inserida em anéis, colares, etc. Assim são as vidas por nós geradas, devem ser discipuladas para serem expostas, apresentadas e resplandecer como astros na vitrine da vida.
Parabéns povo REMANESCENTES, que o Senhor continue acalentando em cada um dos membros, líderes, obreiros, ministros e amigos deste ministério o desejo de continuar sonhando para o crescimento da obra do Senhor e deste ministério.
Lembre-se:- ‘ESTA É UMA IGREJA PARA QUEM SONHA”. Se você tem sonho e deseja ser participante de um projeto que nasceu no coração de Deus, então você é parte dela. Desejo fazer meu sincero agradecimento a irmã Alice, esposa do Nosso saudoso pastor fundador – José Barbosa da Silva e a todos que participaram e contribuíram com o inicio deste ministério e aqueles que tem continuado lutando pela manutenção e crescimento dele, muito obrigado em nome do Senhor Jesus.

http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_285820.shtml
http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao630.htm

Nenhum comentário: