quarta-feira, 1 de junho de 2011

RENOVAÇÃO DA MENTE

RENOVAÇÃO DA MENTE

Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

A Religião constitui uma forma de disciplina social

De acordo com a teoria de Segmund Freud a mente está dividida em três partes;

1. O inconsciente (Id) - porão, subterrâneo

2. O Consciente (Ego) - andar térreo-principal

3. A Consciência (Superego) – sótão – censor moral, policia


É lógico presumirmos que o porão não é tão limpo ou não está tão em ordem como a parte de cima. Na maioria das casas o porão torna-se um lugar para despejo, onde se armazena quantidade de velharias e, ao mesmo tempo, se localiza o sistema de abastecimento para toda a casa.

O Inconsciente é o armazém dos nossos impulsos primitivos.

Às vezes admitimos simplesmente uma desculpa para justificar perante. nós mesmos as atitudes provocadas por esses impulsos, usando de verdadeiros álibis, tais como: mal hereditário, pobreza, obstáculos físicos, frustrações conjugais e assim por diante.

A maior parte das nossas tendências destruidoras está trancada no "porão" da nossa mente. Quando, porém, abrimos a sua porta e deixamos um destes encarcerados impulsos em liberdade, a sociedade sofre as conseqüências: alguém é assassinado, um banco é roubado ou alguma inocente moça é violentada.

FORMAÇÃO DO PENSAMENTO:- LEITURA, AUDIÇÃO, VISUALIZAÇÃO, CONVIVENCIA

A nossa relação com Cristo muda a nossa forma de pensar.

Romanos 12:2 “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”




Os cristãos devem ter a ‘mente de Cristo’.
1 Coríntios 2:15-16 “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

A mente cristã tem a atitude de Cristo.
Filipenses 2:5 “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus.”

A mente cristã deve pensar naquilo que é bom.
Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Nossa mente, na verdade tem a função de ajudar o nosso espírito a buscar a Deus, nossa intuição é uma das partes de nosso espírito, quando recebemos algo em nossa intuição, devemos utilizar a nossa mente para checar nosso conhecimento da Bíblia, se aquilo é ou não de Deus, pois o maligno tenta nos enganar, lançando dardos, ou seja, pensamentos para nos desviar da vontade de Deus, é aqui que entra a importância da palavra de Deus, pois ela serve como se fosse um capacete para te proteger contra os dardos do maligno

Ef 6:17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"

A Bíblia tem exemplos que demonstram que podemos estar sendo destruídos pela falta de conhecimento

Os 4:6a "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento."),

conhecimento mental auxiliando o espírito
Jo 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.", observemos aqui que nós só lembramos daquilo que um dia conhecemos, então como o Espírito Santo nos fará lembrar de uma coisa que nunca conhecemos?

MENTE RENOVADA FAZ:- MUDANÇA DE ATITUDES, VOCABULÁRIO, COMPORTAMENTO, RELACIONAMENTO, DESEJOS

SEMANA DO RENOVO NÃO É O FIM MAS O COMEÇO DE UMA NOVA ETAPA OU UMA FASE DA ETAPA EM QUE VIVEMOS

http://www.jesusvoltara.com.br/info/mente.htm
http://www.projetofamilia.org.br/curiosidade/ler.asp?cod=24

Nenhum comentário: