terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

INDO E FAZENDO DISCÍPULOS - TEMA IARC 2009

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
(20) ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
(Mat 28:19,20)

Jesus estava prestes a ser conduzido de volta ao Pai. As últimas palavras d’Ele aos discípulos foram ouvidas com bastante atenção. Uma orientação firme e direta. Aqueles que ouviram Jesus falar não tiveram dúvida: Jesus queria que eles cumprissem aquela orientação. Há apenas uma ordem nas orientações de Jesus. Qual é a ordem?

(19) ...fazei discípulos
Fazer discípulos é o centro da última orientação de Jesus. Ir, batizar, ensinar, são formas de fazer, mas o mandamento é fazer discípulos. Estou destacando esse ponto porque muitas vezes perdemos a essência da missão.

Fazei discípulos
Fazer discípulos não é papel exclusivo da igreja institucional. Também não é atribuição exclusiva de algum agrupamento religioso para-eclesiástica como conselhos, juntas, seminários, missões, comissões ou qualquer coisa do gênero.
Fazer discípulos e uma missão para pessoas.

O desafio de fazer discípulos e para mim e para você. Não podemos terceirizar o chamado de Cristo para qualquer organização missionária, por mais bem intencionada que ela seja.

Cada discípulo é chamado pessoalmente para fazer novos discípulos. Ninguém pode cumprir a missão do outro. Não podemos transferir nossa responsabilidade para outros (Pastor, evangelista, líder do ministério, missionário, etc).

Ide
Uma tradução possível para o nosso texto poderia ser: Indo, fazei discípulos. A idéia é de movimento. O texto grego, ao pé da letra, quer dizer: Tendo ido, discipulai. Essa tradução pode nos ajudar a compreender algo muito importante: Devemos deixar o comodismo de lado para fazer discípulos. Precisamos ir para fora da zona de conforto.

Temos apenas uma ordem, no entanto duas marcas são necessárias para o cumprimento desta missão

Primeira Marca: Obediência
30 Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.
31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8:30-32

• Os discípulos de Jesus procuram viver conforme os seus ensinos. Discípulos não ficam procurando brechas na lei para justificar suas inclinações pecaminosas.

• Discípulos não consideram sua visão pessoal do mundo como uma resposta para a vida.
• Discípulos são capazes de obedecer ao Mestre, porque aprenderam a confiar Nele através da experimentação do Seu ensino.

Segunda Marca: Amor
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Jo 13:34,35

• Discípulos amam os outros do jeito que Jesus nos amou: sabendo que seu amor nunca será plenamente correspondido. Não esperam nada em troca.

• Discípulos amam em obediência. Esse amor não depende de sentimento, mas é real mesmo quando o sentimento não está presente.

• Discípulos desenvolvem esse amor, parecido com o amor de Cristo, porque eles aprendem a depender do amor de Deus, que nunca falha.

Se faltarem essas marcas em sua vida, você pode agora mesmo pedir ao Senhor que transforme o seu coração. Ore e peca ao Senhor que restaure ou de a você estes dons essenciais para o desenvolvimento de seu ministério.

Para fazer discípulos é preciso investir tempo. Discipular é gastar um pouco da própria vida em prol do irmão. Essa é uma barreira que precisa ser derrubada: a barreira do egoísmo.

Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 2Co 12:15

Fazer discípulos é travar uma grande batalha por aqueles a quem o Senhor nos confiou. É interceder em oração pelos irmãos e ficar ao lado, como exemplo, até que o caráter de Cristo faça parte da vida do outro. Fazer discípulos é animar o coração do cansado e ensiná-lo a encontrar descanso aos pés da cruz de Cristo.

• Não é possível fazer discípulos sentado relaxadamente na poltrona de casa, quatro horas por dia, assistindo o big brother. É preciso ir além do comodismo!

• Não é possível fazer discípulos quando o trabalho secular é o seu Deus e não resta tempo para mais nada. É preciso ir além do ativismo!

• Não é possível fazer discípulos sem sofrer um pouco a dor do outro. É preciso ir além da falta de sensibilidade!

• Não é possível fazer discípulos sem se deixar gastar e desgastar. É preciso ir além do egoísmo!

• Não é possível fazer discípulos sem amar a outra pessoa.

Você está pensando o seguinte: Tenho que fazer tudo isso para ser discípulo? Não esqueça de que, fazemos tudo isso porque somos discípulos.
Primeiro você é discípulo; depois você faz discípulos.
Quando o Senhor diz “fazer discípulos”, há duas coisas importantes que temos que entender. A primeira é que não devemos fazer discípulos de nós mesmos, ou de qualquer outro homem; o “fazer discípulos” implica em fazer discípulos do Senhor Jesus, como nós o somos. Não somos nós os discipuladores, mas o Senhor Jesus; não somos nós os mestres, mas nosso Bom Mestre o é.

"O pardal encontrou casa e a andorinha ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu !” Sal 84:3.

Vejamos o que há em comum entre discípulos e pardais:  Os pardais são originários do Oriente Médio. Passaram daí para as regiões mais próximas da Europa e da Ásia e em seguida começaram a ocupar também a África e as Américas. Chegaram primeiro aos Estados Unidos e a Cuba, por volta de 1850. Hoje existem até no Pólo Norte ou nas estepes geladas da Terra do Fogo, na Argentina, onde existem desde 1872.
O evangelho do reino fez essa mesma trajetória para chegar ao Brasil. O evangelho também alcançou ou alcançará “os confins da terra”, como fizeram os pardais. Até no Pólo Norte !!
- O Pardal convive normalmente com pássaros de outras espécies. É bom lembrar que o crescimento urbano é o principal responsável pelo desaparecimento e afastamento das aves nativas, que são obrigadas a se deslocarem para garantir sua sobrevivência (alimentação e nidificação) em áreas mais adequadas. Ele adapta-se com facilidade aos centros urbanos, o que não acontece com a maioria das espécies nativas, o que ao nosso entender, não justifica a concorrência por espaço.
O discípulo também deve conviver com “pássaros” de outras espécies. Não devemos ter um pensamento de concorrência. Somos como os pardais, cosmopolitas. Devemos conseguir nosso espaço naturalmente, sem apedrejar qualquer outro grupo, denominação ou religião que seja. Eles que deverão rever o que pregam e o que vivem!
- São onívoros (se alimentam praticamente de tudo), por isso a sua facilidade em adaptar em qualquer ambiente ou região. Discípulos que não abrem mão do seu “leitinho, seu pão com manteiga, seu bife” e seu salário, deverão aprender com os pardais: comer de tudo! Que essas coisas não sejam empecilhos para expansão do reino de Deus.
- Em 1979, a Prefeitura do Recife, anunciou pelos veículos de comunicação que iria acabar com a "praga de pardais". Alguma semelhança com os discípulos? Como Jesus foi chamado (Mt 10:25) ? (belzebu). Como os discípulos foram chamados em atos (At 24:14) ? (andam pelo caminho de seita). Como o Império Romano tratou os irmãos nos dois primeiros séculos? (acoites, perseguições e ate morte
- Existem espécies predadoras das plantações de arroz, milho, trigo, etc (craúna, asa-de-telha e papa-arroz), outras se caracterizam em atacar os filhotes e ovos (bem-te-vi e tucano). Mas quem é perseguido?! Graça a Deus por isso! Quando discípulos não estão incomodando “prefeituras” (lê-se o sistema mundano) é por que é de uma outra espécie. Não é pardal!
- São gregários, vivem em bandos. Pode observar, com certeza você não verá apenas um pardal. Sempre tem um próximo do outro. Detalhe: um pardal mais outro pardal, sempre será mais de dois pardais! E os discípulos, devem viver sozinhos? É claro que não! Discípulos vivem em comunidade.
Discípulo + discípulo = IGREJA. Não dá para viver fora dessa realidade.
- São pássaros simples, pouco ou quase nada valorizado pela sociedade. Assim como aquele humilde irmãozinho que serve o Senhor, seja em um lugar distante dos grandes centros urbanos, ou até os desprovidos que vivem no nosso meio.

Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis (asse)? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Lc 12:6/ Mt 10: 29-31

Segundo um comentário de roda-pé da Bíblia Anotada, um asse era uma pequena moeda de cobre que representava cerca de 1/16 do denário, unidade básica do sistema monetário romano. Fazendo uma possível conversão aos dias de hoje, seriam insignificantes centavos o valor de um pardal. Porém, Deus não se esqueceria de nenhum deles. E quanto aos discípulos?

Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Mt 10: 31

Pardal Anseia por Casa
O pardal é atualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica do mundo. Qual a principal estratégia deles?? CASAS. Este é o segredo! Os pardais adaptam-se bem a áreas urbanizadas. Constroem ninhos (lares) geralmente em colônias, debaixo das telhas das casas, buracos dos edifícios, algumas vezes em semáforos e raramente em árvores.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. (Sl 84:3) .

O texto não diz que o pardal encontrou ninho, mas casa. A andorinha sim achou ninho. Em outra versão a palavra casa é substituída por lar. Um ninho serve apenas para abrigar os filhotes. Enquanto ele não se desenvolver o suficiente para voar e se auto-alimentar, permanecerá no ninho. É temporário e dá uma idéia de transitoriedade. Casa vai mais além do que ninho. O pardal diferente da andorinha encontrou casa. Pardais buscam casas não necessariamente ninhos.
Descobri também que os pardais não gostam de perder tempo em construções como o João-de-Barro. Quem não conhece as casas de João-de-Barro? São belas construções, belos prédios, excelentes edificações! Porém estes pássaros perdem muito tempo na construção de seus “templos” que geralmente são vistosos e robustos. Já os pardais ... Parece que eles não querem perder tempo em construções não. Há certa urgência para eles. Por isso eles aproveitam as CASAS. Está compreendendo? O João-de-Barro com suas edificações, jamais conquistará uma cidade. No máximo um povoado, uma rua. O pardal apresenta números incontestáveis! O céu é o limite para esses pássaros!!
em um povoado de Rio de Contas - BA (cidade situada na Chapada Diamantina), cujo nome era Mato Grosso (considerado um dos povoados mais altos em relação ao nível do mar do Nordeste). Uma das coisas que mais derspertou a atenção foi a presença de pardais, praticamente em todas as casas. Em fazendas a uns doze quilômetros de Conquista (zona rural) quem é que esta lá? Pardal.
O pardal vê casas na sua frente. Basta ter uma simples construção com pessoas morando ali, ele se aproxima para implantar a sua casa. imagine um pardal sobrevoando uma cidade. Em cada prédio uma casa! Em cada casa um ninho; em cada ninho filhotes em potencial, sendo formados para encontrar outras casas ... Você está entendendo?
Pardais vivem em colônias. Quando não mais tem condições de abrigar os novos naquele local, ou quando a casa está cheia, eles “enviam” para encontrar outras casas, e lá formar suas colônias para em seguida, enviar outros. Eles sabem formar bem um pardalzinho.
Agora vem a pergunta: Qual deve ser a visão de um discípulo: de uma andorinha ou de um pardal?
Você busca ninhos ou casas? Jesus enxergava como um pardal – CASAS. Buscava casas.
Vamos implantar em cada casa uma igreja. Vamos formar bem os “nossos” discípulos para que estes implantem em outras casas, igrejas. Vamos saborear igrejas sendo implantadas não só na rua, ou nossa cidade. Vamos buscar casas! Seja na zona rural, seja nos lugares mais difíceis desse mundo. Os pardais alcançaram a Sibéria!

“Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais”. (Mt 10: 31)

O ano de 2009 dentro do Ministério da Igreja Remanescentes de Cristo terá o tema “INDO E FAZENDO DISCIPULO”. Temos recebido a orientação do Senhor Jesus para que isto possa ocorrer.
No ano de 2008 durante a ministraçao do pastor Victor da missão Jocum em um culto de missões, o Senhor entregou com toda clareza este tema.
Espero que cada membro, cada irmão, cada Remanescentes possa absorver este tema e vive-lo intensamente, uma vez que o reino de Deus tem urgência. Procure ser um discípulo de qualidade, procure fazer discípulo e desta forma teremos neste ano de 2009 o cumprimento da palavra do Senhor que nos orientou a ir, ensinar e batizar.