quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

RECONSTRUIR

RECONSTRUIR – TEMA ANO 2007 - IARC

Esdras – 520 – 515AEC – templo Neemias – 455 AEC – muros

Como temos realizado há anos, esta é uma noite de agradecimentos e de também de entregar nas mãos de Deus todos os nossos desejos e necessidades, certos de que Ele nos abençoará conforme a sua vontade.
No dia 17/12/2006 realizamos uma consagração em família na casa da missionária Sara-SP e também em paralelo a nossa família em Petrolina também realizou este propósito que Deus colocou através do seu Espírito Santo no coração da missionária Sara. Junto com esta determinação o Senhor deu a missionária o texto de Esdras 9. Quando estávamos ainda dentro da consagração, entendi o plano de Deus para aquele momento e para a vida do ministério IARC. Esta consagração deveria ter ocorrido no mês anterior, porém não foi possível. Sei agora que foi um tempo preparado por Deus para nos reunirmos, pois Ele precisava falar aos nossos corações e particularmente ao meu. Como líder diante desta comunidade sempre me preocupo com os rumos que temos que tomar, principalmente diante da virada do ano que gera uma expectativa na maioria das pessoas. Louvado seja Deus que mais uma vez não nos deixou sem resposta e dentro do texto de Esdras 9 falou poderosamente. Quero compartilhar esta palavra recebida e espero que a mesma possa nortear suas vidas durante o ano de 2007.

Após retornar do exílio babilônico, o povo de Israel através de Esdras fora levado a reedificar o templo de Jerusalém. Esta reconstrução ocorre a partir da profecia de Jeremias, do decreto do rei Ciro, das ofertas voluntárias, do empenho do povo em jejuarem e buscarem misericórdia no Deus de Israel, pois haviam se desviado da vontade de Deus e, portanto permaneceram no exílio até este momento.
O que chama minha atenção é a atitude do povo conforme descrito no capítulo 3 que quando os alicerces são concluídos, eles choram, riem e jubilam agradecido todo o tempo pelo início da reconstrução. Neste ponto fica para nós um alerta quando Deus começar a reconstruir o que foi destruído, tão logo inicie(alicerce colocado) comece a glorificar e agradecer pois a bíblia relata que aquele que começou a boa obra vai termina-la.
Mas como o inimigo não desiste facilmente, e muitas vezes se apresenta como ajudador ou anjo de luz, os adversários do povo de Israel ouviram falar da reconstrução e vieram oferecer ajuda. Diante da recusa fizeram acusação diante do rei solicitando a paralisação da obra e passaram a persegui-los conforme descrito no capítulo 4.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória, no capítulo 5 e 6 após o rei constatar que as acusações não procediam, determinou o retorno da reconstrução e liberação de verbas. Lembre-se o que diz a bíblia em Isaias 54:17 “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR”. O rei
Artaxerxes envia Esdras a Jerusalém junto com a segunda turma liberada do exílio e decreta que todos devem obedecer ao homem de Deus e quem ele nomear(8:25,26). Esdras determina jejum para que Deus possa dar boa jornada a eles, porém se recusa a pedir mais ajuda ao rei, pois havia dito que: “a boa mão do Senhor é sobre todo aqueles que o buscam”, sendo assim deviam confiar plenamente no Senhor. Por outro lado Esdras declarou que: “a força e a ira de Deus é contra todos os que o abandonam”. Isto me leva a repetir o que disse na noite do dia 31 de dezembro no culto da virada de ano: “Se o Senhor não for comigo, não me permita entrar em 2007”, parafraseando Moisés.
Aleluia!!! ao lermos o verso 23 do capítulo 8 encontramos uma declaração de que quando o povo ora, jejua e consagra, Deus se move para atender.

Ah!! Nem tudo é como a gente gosta, nem tudo é como a gente quer, mas tudo deve ser segundo a vontade do Senhor(Mt. 6:10). A partir do capítulo 9 o profeta faz uma oração e confessa diante de Deus a situação em que se encontra o povo. Esdras reconhece que escaparam alguns do exílio (remanescente) e que haviam recebido do Senhor a determinação de não se misturarem com o povo da terra e suas abominações, inclusive de não casarem com os da terra, para que estivessem fortes e comessem o melhor da terra e deixasse herança para os filhos, eternamente.
O verso2 do capítulo 10 diz: “Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel”. É importante quando o povo reconhece o erro e procura corrigi-lo. Deste verso em diante temos um relato magnífico de união, concordância e determinação de obedecer para ver Deus agir. Mas como sempre... vieram os opositores, Jonatas e Jeasias não aceitaram as determinações e foram seguidos por Mesulão e Sabetai, parece até que estou vendo um filme da atualidade. Embora isto estivesse acontecendo, também ocorreu a limpeza das impurezas e despediram as mulheres estrangeiras.

Sabemos que a glória da segunda casa foi maior que a da primeira, mas não foi por acaso, houve arrependimento para que pudessem RECONSTRUIR o templo e agradar ao Senhor. Quando passamos diante de obras públicas ou privadas, em muitas dela lemos a seguinte frase: “DESCULPE-NOS OS TRANSTORNOS, ESTAMOS EM OBRA PARA MELHOR SERVI-LOS”.
Um ditado popular diz que: “não se faz omelete sem quebrar os ovos”, sendo assim precisamos urgentemente rever nossos planos diante de Deus e se necessário colocar a placa da reconstrução, permitindo que Deus possa operar em nós o melhor D’Ele.


Louvores: -

Reconstruir – Eyshila

Tenho uma tarefa a cumprir
Já determinei em meu coração
Tenho muros pra reconstruir
Dessa obra eu não abro mão

E, como Neemias, eu hei de romper
As barreiras e seguir
Debaixo da proteção do meu Deus
Eu sei que eu vou conseguir

Reconstruir meus sonhos
Reconstruir corações
Edificar os muros destruídos pela dor
Reconstruir famílias
Reconstruir o amor
Segundo a boa mão do meu Senhor


Fernanda Brun – Glória da Segunda casa

Estou reconstruindo meu templo
Põe a Tua glória aqui
Glória que não cabe em palácios
Porque foi feita pra mim

Não terei beleza apenas por fora
Quero o Teu ouro em meu interior
Só assim verei Tua glória meu Senhor

Eu quero a glória da segunda casa
A unção da segunda casa
O poder da segunda casa
Eu quero sobre mim,
Quero sobre mim
O ouro da segunda casa
O mover da segunda casa
Porque a glória dessa casa
Não será passageira... ( ooo )
Será maior que a da primeira