quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

OVELHA OU BODE?



OVELHA OU BODE?

Desculpe-me fazer esta pergunta para você, mas a coisa anda muito seria, e nós precisamos fazer uma autocrítica de nós mesmos.
A situação é a seguinte: muitos se intitulam serem ovelhas de Jesus, mas são bodes. Como podemos saber que isto é verdade? Pelo seu testemunho de vida e de trabalho. As ovelhas são dóceis, mansas, humildes e obedientes, já os bodes são rudes, agressivos, gostam de dar cabeçadas naqueles que a cuidam.
Fomos chamados para apascentar ovelhas e não entreter bodes.
- O crente ovelha se sacrifica, se entrega, se dá. A ovelha quando esta sendo atacada pelos lobos ela se dá como morta prende a sua respiração para que os lobos não a sintam com vida, e logo, como são vorazes e carnívoros e gostam de comer a sua presa quando a matam, vão embora. O bode sai correndo no maior desespero de vida, e acaba morrendo de um jeito ou de outro.
A ovelha é levada para o matadouro e não abre a sua boca (Is 53.7). O crente bode abre o bocão e não leva desaforo pra casa, morre como Saddam amaldiçoando os seus inimigos.
- O crente ovelha escuta e guarda no seu coração todas as coisas. O crente bode mal escuta já sai falando para todo mundo.
- O crente ovelha é prudente, o crente lobo é tolo e estúpido.
Existe uns “crentes ovelha”, que são uns caladinhos, umas coisinhas tão bonitinhas, tão jeitosinhas, aparentemente, mas cuidado para não tocar neles, pois podem manifestar a sua verdadeira fase de bodes, e em muitos casos até de lobos.
- O crente bode é falso, covarde, vingativo, insensível e muito perigoso, daí para se transformar num lobo é só um pulo. Já o crente ovelha é verdadeiro, honesto, não guarda magoa, nem desejo de vingança no seu coração. Por mais que seja ofendido, jamais ofende alguém.
- O crente ovelha ora, o crente bode “reza”.
- O crente ovelha Jejua, o crente bode é glutão.
- O crente ovelha adora a Jesus, o crente bode adora a si mesmo.
- O crente ovelha louva a Deus, o crente bode canta para os seus males espantar.
- O crente ovelha entrega os seus dízimos e ofertas, o crente bode empresta para Deus, quando lembra de fazê-lo.
- O crente ovelha serve, o crente bode que ser servido.
- O crente ovelha trabalha o crente bode dá trabalho.
- O crente bode não obedece ninguém, nem pai, nem mãe, nem marido, nem esposa, nem líder e tão pouco pastor; esses dois últimos é que ele tem mais raiva. Ele diz assim: “estou ouvindo, mas não estou escutando, estou vendo, mas nem me importo!
- O crente ovelha se apresenta para fazer o serviço, sem que tenha que receber algum tipo de recompensa ou mérito, o que realiza não o faz para se mostrar e nem para aparecer. Faz porque entendeu pela bíblia QUE É OVELHA DE JESUS CRISTO e não “BODE”.
http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=1020



Por algumas vezes tenho sido impelido a escrever como profeta sobre o assunto desta reflexão que acabo de transcrever. Já escrevi sobre “Cristão uma Espécie em Extinção”, “Marcas de uma Verdadeira Igreja”, “Evangelho Delivery”, “Crente Pedrão” entre outros temas que entendo ser de suma importância para que tenhamos postura ética, moral e espiritual em nossas vidas e ministérios.
O que temos visto e assistido literalmente é um desencadeamento de posturas ministeriais que nada se assemelham com os ditames da palavra
Chegamos ao ponto de que lojas exclusivas de artigos evangélicos não vendem para evangélicos que queiram pagar com cheque, pasmem, mas recentemente fui surpreendido durante a compra de um equipamento para nossa igreja ao ouvir que a financeira que operava naquele local não fazia financiamento para igrejas evangélicas, a ponto de proporem que eu comprasse no meu nome e não no da igreja. Temos assistido a uma decadência moral, ética e espiritual tão acirrada que o texto transcrito no inicio é bastante oportuno para entendermos que se não acreditássemos na palavra jamais poderíamos imaginar uma geração diferente, vidas transformadas, milagres acontecerem e o nome do Senhor ser glorificado. Se levarmos em conta o comportamento de muitos líderes entenderemos com clareza porque tem nascido tantos bodes ao invés de ovelhas, dentro do meio “cristão/evangélico”. É bem verdade que nem todos os líderes têm comportamento desta forma inadequada, alguns casos mesmo havendo exemplo positivo e bíblico por parte da liderança, ainda assim muitas pessoas que deveriam ser “ovelhas” se comportam como “bodes”. Mentiras, calotes financeiros, traições, falsidades, maledicência, prostituição são algumas das práticas daqueles que não são discipulados adequadamente, não participam de escola bíblica, não freqüentam reuniões de ensino (culto de doutrina) e tão pouco se submetem a obediência de seus líderes. Se bem que muitas igrejas não têm estas práticas dentro de suas liturgias
O que mais se alardea é o ganho fácil sem compromisso, o quanto mais eu der mais eu recebo, explicitando uma troca ou barganha financeira em prol de benção, ai!!! dos que nada tem para ofertar. O que vemos e assistimos é nada mais nada menos que um verdadeiro balcão de negócios. Se puderem ler o livro “TEMPLO, TEATRO E MERCADO” do Profº Leonildo Silveira Campos, editora Vozes, terão uma clara noção do que estou procurando transmitir.
Tenho a impressão clara que para muitos líderes o desconhecimento ou a ignorância no conhecimento da palavra no meio do povo lhes é conveniente, pois isto gera menos cobrança e se possível nenhum confronto.
Para você que está lendo este artigo resta saber o que lhe interessa ser, ovelha ou bode?
Estamos dentro do ano que tem como tema “INDO E FAZENDO DISCÍPULOS”, portanto se queremos ver uma igreja crescendo forte e sadia no conhecimento, na espiritualidade, na ética na moral e em tudo que se encontra relacionado no livro de Gálatas 5:22-26 sobre os frutos do espírito, far-se-á necessário tomarmos atitudes de ovelha. Apesar de sabermos que o joio cresce junto com o trigo e quem faz a separação é o Senhor (MT. 13:24-30), é desconfortável viver em meio a esta situação, porém resplandecer no mundo é nosso papel (João 1:5).
Você que está lendo este artigo e até então teve motivos para manter-se afastado do evangelho por maus exemplos ou se puder parafrasear o titulo “bodes”, quero compartilhar com você que se pode perder um soldado, mas não se perde a guerra, convido-o a ter um encontro com a palavra, recebendo a Jesus como seu Salvador, nascendo de novo como fez Nicodemos (João 3) e tornando-se uma ovelha. O mais importante não é seguir aqueles que fazem errado ainda que o numero deles possa impressionar, mas o importante é ouvir a voz do bom pastor que convida com amor tanto aos que querem iniciar esta trajetória como aqueles que porventura tenham que corrigir o curso de suas vidas diante de Deus e da palavra. Para você que já é ovelha, siga firme confiante e desejoso de fazer novas ovelhas (discípulos), uma vez que este foi um mandamento dado pelo próprio Senhor Jesus Cristo antes de sua ascensão. Pr. Marcos Barbosa

Nenhum comentário: