quarta-feira, 17 de junho de 2009

Andar dos crentes

ANDAR DOS CRENTES
"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I João 1 : 7)

I – COMPROMISSO NO ANDAR
Todo Cristão é chamado para desenvolver esta habilidade e sem ela tem-se apenas o titulo de cristão mas não a posse. O compromisso no andar do cristão deve ter, de acordo com o texto, pelo menos três características. São elas:

Titulo e Posse: quem compra um imóvel ou um veículo pode morar ou andar nele, porém a posse definitiva só vem com a transferência para o seu nome, seja por escritura no caso de imóvel ou o documento do veículo.

1. Andar em Sinceridade
1 Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, ... (Sl 15:1, 2ª)

Jó-o próprio Deus dele testemunhou dizendo por duas vezes a satanás:observaste tu a meu servo Jó?
Por que ninguém há na terra semelhante ele, homem sincero, (Jó 1.8; 2:3).

Importante:- Deus não está alheio ou indiferente com relação ao nosso andar. Antes de tudo nos observa esperando poder também testemunhar a nosso próprio respeito para satanás e para o mundo dizendo: Observaste tu a meu servo? Homem sincero...

2. Praticar a Justiça
“E pratica a justiça” (Sl 15:2b)

Noé. Ele era varão justo e reto diante de Deus, por isto escapou do dilúvio
O próprio Deus testemunhou dele reconhecendo a sua justiça dizendo-lhe:
1 DEPOIS disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. (Gn 7:1).

A nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mt 5:20).

Eles se mostravam belos por fora, mas por dentro estavam cheios de rapina e maldade
E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. (Lc 11:39).
A justiça do cristão não deve ser apenas aparente e superficial mas uma marca profunda impregnada em todo o seu andar.

3. Não fazer mal ao seu próximo.
“Nem faz mal ao seu próximo”
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; (Sl 15:3b)

Quando indagado sobre o que fazer para entrar no reino de Deus, Jesus disse ao doutor da lei: “Que está escrito na lei? O qual respondeu: amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração… e ao teu próximo como a ti mesmo. (Lc 10.25-27). Vemos pois o amor em evidência como sendo uma prerrogativa para se entrar no santo templo do Senhor.
O amor não faz mal ao seu próximo. Antes auxilia, ajuda, socorre. A Bíblia diz que os que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam isso mesmo (Jó 4.8). não podemos portanto fazer mal ao nosso próximo sob pena de colhermos infortúnios.


FRUTOS DOS QUE PRATICAM

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Provérbios 18:21)

"Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos." (Provérbios 1:31)

Quem entrará no santuário?

Nenhum comentário: