quarta-feira, 17 de junho de 2009

FAMILIA

FAMILIA

Introdução:- Falar sobre família é no mínimo incomodar pessoas em sua zona de conforto numa época em que valores tem se perdido, invertido ou relativizado.

Origem
É de extrema importância o entendimento sobre o criacionismo e sua aceitação.

- Éden:- tem como significado o deleite/paraíso. Traduz o desejo de harmonia, prazer, comunhão.

Criação homem – (presença trindade) pela palavra
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gn. 1:26
- criado reto –
Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. Ecl. 7:29
- pecado
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Rm. 3:23
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Rm. 6:23
- propósito povoar
Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. Is. 45:18
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gn. 1:28
- ordem – necessidade de obediência
9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gn. 2:9, 16 e 17

Criação Mulher – Demonstra que Deus vê, conhece e supre todas as necessidades do homem
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gn. 2:18

1. Prepara o jardim
2. prepara o trabalho para que depois o homem tenha sono e seja presenteado (assim são as situações da vida)

Macho e fêmea foram criados, Deus rejeita o homossexualismo – foram criados a imagem e semelhança de Deus.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Rm. 1:26 e 27

O casamento é, portanto mais que um contrato jurídico/social, é uma relação afetiva e sexual estável entre um homem e uma mulher, vontade soberana de Deus.

Objetivo
- Companheirismo
22 Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR. PV. 18:22

- Procriação
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gn. 1:28

- Educação filhos
5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Gn. 6:5-7

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22 : 6)

Bases
- Finanças (não é pecado ter dinheiro, pecado é amá-lo)
Planejamento, consumismo, dízimos e ofertas (mordomia cristã) precisamos entender e ensinar que somos apenas mordomos do Senhor

- Intimidade – sexo é dever de ambos

- Modernidade – TV, internet, falta de diálogo, desrespeito a estrutura hierárquica

- Adoração – Devemos buscar a cada dia restaurar as características do Édem, comunhão diária com Deus

Cuidado, os ataques a família tem efeito dominó

Verificar o Salmo 128
- Feliz (bem aventurado)
- Temor
- andar nos caminhos
- trabalho
- formas de devoção – culto doméstico, devocional, cânticos e valorização da igreja local.

Nenhum comentário: