quarta-feira, 17 de junho de 2009

Esvaziando do velho e enchendo do novo





ESVAZIANDO DO VELHO, ENCHENDO DO NOVO


Lc. 5:34-38
34- Respondeu Jesus: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?
35- Dias virão, porém em que o noivo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão.
36- Disse-lhes esta palavra: Ninguém tira um pedaço de uma veste nova e o costura numa veste velha. Se fizer isso, romperá a nova e o remendo não condiz com a velha.
37- E ninguém poe vinho novo em odres velhos. Se fizer isso, o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.
38- Mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos, e ambos juntamente se conservam.

Jejum - comparado a ausência do mestre

Deserto – tempo de preparo, tempo de Deus fazer

O deserto gera a sensação de que a oração não é ouvida, a presença de Deus parece ter se esvaído.

ODRES = bolsas ou garrafas feitas de couro de ovelha.
- Quando utilizados da 1ª vez tem a consistência flexível e maleável.
- Após algum tempo o clima absorvia toda a umidade, deixando o odre rígido e quebradiço.

PROCESSO PARA REUTILIZAR
– Colocava-se o odre na água por vários dias, depois era escovado com óleo de oliva para buscar a flexibilidade e maleabilidade outra vez.

POR QUE? Gerar Frustração? Maldade? deixar na prateleira? com certeza não!!

PARA QUE? O tempo de deserto provoca:-
- desejo de conhecê-lo
- Vontade de sair da zona de conforto
- abandono da religiosidade, fórmulas e tradições

Jr. 29:12, 13
12- Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13- Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o coração.

Heb.11:6
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

APLICAÇÃO/FECHAMANETO

1º - Não se coloca vinho novo em odre velho
- primeiro temos que ser esvaziados do velho

2º - Depois de esvaziados
- Teremos de sair da zona de conforto
- Permitir o “jejum” ou “deserto”
- Permanecer vazio por um período – este período servirá para tratamento de desejo do vinho novo.

Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. Mt. 5:6

Ditado popular:- Barriga cheia goiaba tem bicho.

Quando estamos cheio de vinho velho, não queremos beber do novo

E ninguém tendo bebido o vinho velho, prefere o novo, pois diz: O velho é melhor. Lc. 5:39




Mas.....
Quando nos esvaziamos e permitimos ser tratados (água e óleo), ai falamos como Davi falou

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti, em uma terra seca e cansada, onde não há água.
Contemplei-te no teu santuário, e vi o teu poder e a tua glória. Sl. 63:1,2

Nenhum comentário: