quarta-feira, 17 de junho de 2009

SE EU NÃO FOR OU NÃO FIZER!

A maior comissão dado pelo mestre Jesus foi a de que fossemos e pregássemos o evangelho. No entanto devido a desvios doutrinários, interpretações errôneas e até mesmo a falta de conhecimento das escrituras muitos tem pecado pela omissão na missão.

Discípulos geram discípulos, ovelhas geram ovelhas. Sobre isto a bíblia relata que não podemos colher uvas dos abrolhos, cada árvore deve dar o seu fruto.
É impressionante ver como a apatia tem impregnado pessoas que deveriam estar cumprindo o “IDE” e no entanto encontram-se letárgicos. Paulo escreve a Timóteo que “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra." (II Timóteo 2 : 4)

Tenho a impressão de que há pessoas que se julgam mais importante que a missão a nós confiada, faço esse comentário uma vez que tudo na vida destas pessoas tem prioridade menos as coisas relativas ao evangelho. Há tempo para tudo e todos, menos para cultuar, evangelizar, freqüentar escola dominical, dispor-se em diferentes áreas dentro da instituição a que pertence. O comprometimento tem sido baixo, enquanto poucos fazem muito, muitos fazem quase nada. Parece que não sentem o dever de fazer, quando a ordem não vem de homens e sim do mestre, ainda que a bíblia relata que devemos obedecer aos nossos pastores.

Encontramos inúmeras situações que afastam as pessoas do cumprimento da missão, dentre elas podemos citar namoro, trabalho, doenças, insatisfação, lazer, desentendimentos e muitos outros motivos. Quando nos encontramos em uma destas formas citadas, afastamos, entregamos a responsabilidade ou até mesmo paramos de andar nos caminhos do Senhor, parece que nos voltamos contra o Senhor, como se pudéssemos vencer ou conseguir o que queremos agindo de tal forma. Acontece que a bíblia afirma que "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;" 18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3 : 17)

Na maioria das vezes tomamos atitudes, agimos por conta própria e quando as conseqüências vêem transferimos a responsabilidade para o Senhor, ainda que nem sempre isto é feito de forma consciente. Veja o exemplo de Judas Iscariotes, agiu de forma a permitir que satanás entrasse no seu coração e lembre de como foi o fim (Atos 1 15-26). A bíblia declara que "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6 : 7)
Sendo assim é importante que entendamos o papel que temos de desempenhar a partir da incumbência nós atribuída, cuidar para que não sejamos pegos pela palavra que relata: "Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim”. Sl. 42:7.
Coisas pequenas somadas tornam-se coisas grandes, lembrando que pecado é pecado, não existe pecadinho ou pecadão. Não se iluda, a obra do Senhor será realizada quer façamos ou não, porém quando não fizermos o que é de nosso dever, é certo que receberemos o nosso quinhão.

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Ecles. 11:4.

Usamos na maior parte das vezes o subterfúgio da postergação, mas o texto acima deixa claro que não vale a pena postergar, temos que enfrentar, assumir ir em frente. Em outros momentos fazemo-nos de vítimas diante dos olhos dos que nos cercam, esquecendo que os homens ve o que é aparente porem para o Senhor não há limites, veja o que diz Daví:
1 Senhor, tu me sondaste, e me conheces.
2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sl. 139:1-3.
É tempo de nos dispormos e permitirmos que o Senhor possa nos usar para o reino, para a obra evangelizadora, lembre-se que ele continuamente está procurando pessoas conforme o texto abaixo:
"Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.“. Sl. 101:6.

Além do fator fidelidade o mestre conta também que tenhamos disposição, animo e dedicação no servir e obedecer as ordens do Senhor.
Meu caros irmãos, O Senhor conta com você, porém não se iluda, quando pensarmos que somos o centro das atenções, que temos ou somos importantes, isto é o propósito do nosso inimigo, pois Paulo aos Filipenses declarou que:
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.Filipenses 4:13
Por fim deixo o texto abaixo que nos alerta de que somos apenas e unicamente o local onde Deus deposita seus valores, não temos nada de nós mesmos, mas que tudo seja para a glória de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. 2Co 4:7
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Ecl. 9:10.
Espero que cada um possa ler, entender e colocar em prática o “IDE” do mestre pois a cada dia se faz mais urgente, os sinais estão se cumprindo e a volta do Senhor se torna mais iminente exigindo de nós uma atuação firme, constante e mui abundante.

Pr. Marcos Barbosa

Nenhum comentário: