sábado, 3 de maio de 2008

BÍBLIA E LITERATURA

BÍBLIA E LITERATURA

Apoc. 19:9 – “Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas”

Bíblia e literatura I
A relação entre a Bíblia e a literatura é muito discutida, tanto nos meios teológicos quanto nos literários. Gostaríamos de retomar essa complexa e difícil discussão, sem pretensões de esgotamento, muito menos de redução da Bíblia a mais um livro, entre tantos outros.
É preciso antes de mais nada admitir sem medo que a Bíblia é, queiramos ou não, um livro. E como tal, ela faz parte de uma longa e complexa tradição cultural e literária.
C.S. Lewis, que costumava dizer que preferia os livros antigos, ou clássicos, uma vez que já foram testados pelo tempo.
Trata-se de um dos livros mais traduzidos do mundo, que se tornou a razão para a alfabetização de nações inteiras.

A Bíblia absolutamente não se trata de um livro qualquer. Ela é, nada mais nada menos, do que um dos livros mais amplamente distribuídos e lidos de todos os tempos. Um verdadeiro best seller internacional, cujas primeiras cinco partes, o Pentateuco, já têm aproximadamente 3450 anos de idade, o que vale mais do que qualquer Prêmio Nobel em literatura ou selo de qualidade. Este livro marcou profundamente a vida e compôs a biografia de pessoas mais ou menos conhecidas como Gandhi, Martin Luther King e Watchman Nee.

Essa unidade dentro da diversidade pode ser mais bem compreendida se considerarmos que a palavra "testamento" nada mais significa do que "pacto" ou aliança, o da Lei Antiga de Moisés.
Além da diversidade de autores, temos na Bíblia uma incrível variedade de géneros literários. Desde a poesia dos Salmos e Provérbios, até ao espírito épico e profético do livro do Apocalipse. Temos aí também as profecias do Antigo Testamento, que se cumprem no Novo Testamento, como bem destacou Josh McDowell no clássico Mais que um Carpinteiro. Cabe aqui relatar os diversos géneros que podemos encontrar na bíblia que são hipérbole, metáfora,simbolismo, alegoria (armadura em Efésio), personificação( Sl. 96,12-árvores gritam de alegria), ironia, jogo de palavras, poesia
O dilema reside entre autoria ou “inspiração, que está para além de todos os autores humanos e que pode explicar a sua incrível unicidade de sentido para além da diversidade de escritores de diferentes épocas”.

Além de utilizar recursos literários, a bíblia também utiliza outras formas de recursos como a figura de linguagem, tipo e anti-tipo

Veja os exemplos:-
- Éden
- Serpente erguida no deserto
- Passagem pelo mar vermelho
- Boda = Celebração de, ou festa de núpcias
- Bodas do cordeiro = Ceia de Cristo com a igreja no céu.

As bodas que se comemoram aqui são figura da Grande ceia que será comemorada lá no céu. De igual modo as obras são provadas no fogo e as que resistem são as de maiores valores: ouro, prata, pedras preciosas.

As primeiras bodas são de algodão, papel, papelão...

O tradicional, em nosso País, é festejar os aniversários de casamento de 25 (Bodas de Prata), 50 (Bodas de Ouro) e 60 anos (Bodas de Brilhante). Os 15 anos de casamento (Bodas de Cristal) e 30 anos de casamento (Bodas de Pérola) também têm sido festejados.

1 ano – Boda de Papel
2 anos – Bodas de Algodão
3 anos – Bodas de Couro
4 anos – Bodas de Linho
5 anos – Bodas de Madeira
6 anos – Bodas de Ferro
7 anos – Bodas de Lã
8 anos – Bodas de Cobre
9 anos – Bodas de Cerâmica
10 anos – Bodas de Estanho
15 anos – Bodas de Cristal
20 anos – Bodas de Porcelana
25 anos – Bodas de Prata
30 anos – Bodas de Pérola
35 anos – Bodas de Coral
40 anos – Bodas de Rubi
45 anos – Bodas de Safira
50 anos – Bodas de Ouro
55 anos – Bodas de Esmeralda
60 anos – Bodas de Brilhante
75 anos – Bodas de Diamante

Nenhum comentário: