sábado, 3 de maio de 2008

CONFLITOS NA IGREJA

CONFLITOS NA IGREJA



Texto base: III João 9,10
9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.

Os conflitos sempre ocorreram tanto na sociedade como no âmbito do povo de Israel e também da igreja Neo-Testamentária. O importante não é a ocorrência dos conflitos, mas como lidamos com eles.
Desentendimento ou feridas sentimentais quando tratadas à luz da palavra podem transformar-se em uma força construtiva. Devemos ser motivados pelo espiritual e não por necessidades pessoais. Mesmo entendendo que o ser humano tem outras necessidades alem da espiritual (afeto, reconhecimento, status, prestigio, poder etc...) devemos entender no aspecto psicológico que muitas destas necessidades são inconscientes e podem produzir distorção na forma de encará-las.
Se o ser afetado for líder, será maior a possibilidade de que a igreja seja prejudicada.


Exemplos bíblicos:-

Atos 6:1-6
1 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6 E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.


Gálatas 2:11-14
11 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?


Atos 11:2,3
2 E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
3 Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.


Reações:
Estes textos demonstram as diferentes ações e reações entre os apóstolos, discípulos e a comunidade. Podemos dizer que o ambiente equivalia a uma panela de pressão prestes a explodir, porém isto não impediu e tão pouco diminuiu a admiração pelos apóstolos, não houve interrupção das atividades, continuamos a citar Pedro, Paulo e os demais como ícones no ministério.

Correções:

Gálatas 6:1
1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.

Existem formas amável de correção, admoestação, exortação(animar, aconselhar, induzir, incitar) e no sentido figurado de lavar os pés uns dos outros, como significado de livrar-se das contaminações imorais, praticar serviços com humildade aos outros.

2- TIPOS DE PESSOAS/DISTURBIOS

- Pessoas com desordem de personalidade

- Pessoas com desejo de poder e influencias manipuladoras e controladora

- Pessoas provenientes das seguintes situações:

Alcoolismo, Abuso sexual, Violência doméstica, Matriarcado, Divorcio

- Pessoa sem domínio próprio, falta de crescimento espiritual

- Pessoa com espírito de crítica destrutivo

- Pessoas com problemas de ajustes espiritual e cultural

- Pessoas com outros tipos de sintomas


3-TEXTOS PARA CONSIDERAÇÃO

1-Restauração – Gálatas 6:1

2-Confrontação

3-Compaixão – Lc. 10:25-37 ; Prov. 16:6

4-Repreensão –

5-Edificação – Rom. 14:19

6-Disciplina

7-Excomunhão

o último é a excomunhão, a falta de arrependimento leva a esta disciplina que tem como propósito principal restaurar a pessoa e proteger o corpo de Cristo (igreja).

Nenhum comentário: