sábado, 3 de maio de 2008

ESCATOLOGIA

ESCATOLOGIA

Significado do termo:- Escato + logia = futuro + estudo

Tendo a Bíblia como regra de fé e prática, os cristãos devem buscar nela orientação para os assuntos do dia a dia e, principalmente em se tratando de um Deus Eterno que deixou promessa de vida Eterna através de seu filho Jesus Cristo, deve-se procurar conhecer muito bem o assunto que ora iremos compartilhar “ESCATOLOGIA”, “VOLTA DE CRISTO”.

Existem linhas diferentes de interpretação teológica deste assunto, procuraremos neste momento discorrer sobre a forma que entendemos ser adequado ao ministério IARC e também ao seguimento pentecostal.

Síntese:- No século XIX várias tendências teológicas surgiram no seguimento luterano, reformado e até mesmo católico. A filosofia trouxe através de Emmanuel Kant dúvidas sobre a possibilidade de comprovar a existência de Deus ou até de possuir qualquer conhecimento daquilo que vai além da experiência dos nossos sentidos. Na ciência natural, A Origem das Espécies de Charles Darwim, foi um desafio contra a doutrina cristã da criação especial do homem. Porém acima de tudo e de todos os opositores, a bíblia tem prevalecido e continuará prevalecendo.


Local da Escrita:- Ilha de Patmos-mar Egeu por volta do ano 95 d.C. (data incerta) onde se encontrava desterrado, sentenciado pelo imperador Domiciano acusado de ensinar heresias.

Escritor:- A escrita é atribuída a João o último sobrevivente dos apóstolos de Cristo

Resumo do livro:-


Capítulo

1 As saudações de João e as circunstâncias do seu chamado

2 – 3 As cartas às sete igrejas

4 - 5 A corte celestial e o cordeiro

6 - 7 Os sete selos

8 - 11 As sete trombetas

12 - 13 A mulher grávida, a derrota do dragão e as duas bestas

14 Visões de encorajamento e de advertências

15 – 16 As sete taças de ira

17 – 18 A prostituta da babilônia e a besta

19 – 20 A derrota das forças do dragão e o julgamento final

21 – 22 A nova Jerusalém, conclusão

Breve relato

Devo dizer que tenho grande preocupação com as questões relativas à interpretação do Apocalipse e demais livros e passagens de tensões entre linhas e seguimentos cristãos. No caso em referência, arrebatamento, em especial a questão de tempo e números deve ser olhada e analisada com muito carinho, principalmente somando os demais textos de Mateus 24, Romanos 2: 3-16, I Pedro, II Pedro. Ademais, é conveniente determinar se a leitura a ser feita é literal ou simbólica, correndo o risco de não escolher o gênero literário e misturar literalidade com simbologia dentro de um mesmo livro escrito por um mesmo escritor com um único propósito.

De Gênesis ao Apocalipse, o segundo advento de Cristo ao mundo é mencionado duas mil e quinhentas vezes. Para cada vinte versículos do Novo Testamento um fala acerca do retorno do Salvador. Tal ênfase mostra a importância que os profetas e apóstolos deram ao tema.

Os últimos dias

Is 2:2 - Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.

Dn 12:9 - Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.
Mq 4:1 - Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrerão os povos.
At 2:17 - E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;

2 Tm 3:1 - Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 Pe 3:3 - Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências,


Dia do Senhor

Ml 4:5 - Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
1 Co 5:5 - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
2 Co 1:14 - Como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.

1 Ts 5:2 - Porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;

2 Pe 3:10 - Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

EVENTOS QUE ANTECEDERÃO A VOLTA DE CRISTO

- O Princípio Das Dores

Mateus 24.3-14
3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
4 Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.
5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão.
6 E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
9 Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
12 e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


SEGUNDA VINDA

Predita:
Mt 26:64 - Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Lc 21:27 - Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.
At 1:11 - Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Hb 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.


RESSURREIÇÃO/ARREBATAMENTO
1 Ts 4:16 - Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Apoc. 20:5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.


- MILÊNIO -

- Linhas de interpretação:-

1- Pré-mileranismo – Aqueles que entendem que a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes do período milenial.
2- Amilenismo – Os que defendem a não existência de um período de mil anos literal e defendem a segunda vinda como única para justos e injustos.
3- Pós-milenarismo – Aqueles que entendem que a segunda vinda de Cristo ocorrerá seguida do período milenal, literal.

- Conceitos tribulacionais

1- Dispensacionalismo

2- Pré-tribulacionismo

3- Pós-tribulacionismo

4- Posições intermediárias



- JULGAMENTO
Mt 25:31,32 - Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
Hb 9:27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
2 Pe 2:9 - Também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;
2 Pe 3:7 - Mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.


- ESTADO FINAL

Mt. 25: 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Hb. 4: 9 Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. IIPe. 3: 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.



BIBLIOGRAFIA:-
GRIER W. J. O maior de todos os acontecimentos. Trad. Lygia Gonçalves de Oliveira Mafra. Imprensa Metodista, São Paulo, 1972
ENOCH de Oliveira. Ano 2000 Angústia ou Esperança.Casa Publicadora Brasileira, São Paulo, 1988.
GABEL, John B. e WHEELER Charles B. A Bíblia como literatura. Edições Loyola, São Paulo, 1993.

Nenhum comentário: