terça-feira, 23 de outubro de 2012

EXCELÊNCIA NO SERVIR - TEMA IARC 2012


EXCELENCIA NO SERVIR

Temos adotado tema anual para o ministério, buscando a cada ano nortearmos a comunidade dentro da visão que recebemos do Senhor.
Aproveito para lembrar os temas que já vivenciamos nos últimos anos.

2008 – Ano da Semeadura/Colheita
2009 – Ano “Indo e Fazendo Discípulos”
2010 – Ano “Frutificando e Multiplicando”
2011 – Ano “Gerando e Discipulando”

Para 2012 primeiro nos veio o tema direcionando o ano para a área da “EXCELENCIA NO SERVIR”. Orando e tendo a certeza de que esta era a direção a ser seguida, restava o texto para referencia. Em ampla pesquisa realizada chegamos ao texto de II Pedro 3:18a que diz
"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

A visão que tenho sobre o tema e que irei compartilhar com vocês, é uma visão de que somos servos (doulos) de um senhor (kyrios) que por estar ausente espera que sejamos valorosos cooperadores ofertando Excelência: dar a Deus o que temos de melhor da melhor maneira Possível. Muitas vezes oferecemos a Deus apenas o "resto", Porém, Deus, o Senhor do Universo, aquele que nos amou e salvou, merece muito mais de todos nós. Nosso chamado é para servir a Deus em diferentes áreas, desempenhando diferentes funções, lembrando que o importante não é somente o que fazemos, mas por que fazemos, qual a real motivação.

Eclesiastes 9:10 – Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças

“Maldito aquele que fizer a  obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10).

“Servir ao Senhor com alegria” (Sal. 100:2)

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."  (Gênesis 1 : 26)

Detalhe para a parte do versículo que diz “na sua própria imagem”. Isso te lembra alguma coisa? Pois é, me faz lembrar como Deus nos criou,  a sua imagem e semelhança. E a essência da criação é ser espelho de Deus, e viver de uma forma excelente.
Em 1 Cor 12:31 Paulo orienta-nos Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”.

Paulo aconselha que sejamos imitadores dele como ele de Cristo, ICor. 11:1.

Passos em busca da excelência no servir
Como esperamos a excelência (melhor) de Deus, devemos também estar dispostos a dar o melhor(excelência) de nós mesmos.

O primeiro passo para a excelência é dedicação a obra e às pessoas.
Verdadeira dedicação é uma decisão de qualidade e compromisso - uma decisão em que não há como recuar.
Por isso, Jesus ensinou: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, fazei também a eles, porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7:12). Paulo, por sua vez, lembrou: “acima de tudo, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3:14). Tiago, finalmente: “Todo homem seja pronto para ouvir...” (1:19).
Espero que cada cristão descubra que pessoas, e não coisas são o alvo principal do evangelho. A definição de Martin Luther King Jr., que “quem não vive para servir, não serve para viver”; e que o verdadeiro serviço cristão glorifica a Deus e alcança o coração dos homens é uma máxima para o serviço cristão com excelência. Conhece o desafio de Jesus: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

O segundo passo para a excelência é seguir a liderança do Espírito Santo
Nunca siga o caminho por onde sua mente o quer levar. Não se incline para o seu próprio entendimento. Aprenda a seguir a liderança do Espírito Santo dentro de você. Ele está ali para guia-lo.

O terceiro passo para a excelência é expurgar-se das coisas do mundo
Devemos limpar-nos dos elementos escusos, contaminadores deste mundo em nossas vidas até que não tenhamos nenhuma impureza, apenas a Palavra de Deus.

O quarto passo para a excelência é observar e guardar a palavra dia e noite
Observando a palavra você vai produzir vários efeitos positivos em sua vida, que não poderá ser obtido de nenhuma outra forma.  Você vai obter o favor de Deus.   Você irá aumentar a sua fé, assim como sua compreensão de como usar a sua fé.  Prov. 4:5-9

O quinto passo para a excelência no ministério é realização de jejum e oração
Através do jejum sistemático, aplicamos a nossa carne a mortificação adequada, elevamos a nossa comunhão com o Senhor e de acordo com a palavra, teremos acesso a realizações exclusivas de quem pratica o jejum em conformidade com a declaração de Jesus aos seus discípulos (Mt. 17:21).
D. Bonhöeffer, escreveu que “ou a comunidade cristã vive da intercessão mútua de seus membros, ou ela morre”. Por isso, Paulo insistia: “Orai sem cessar” (1 Ts 5:17). A negligência em relação à oração permanece como um dos principais problemas da igreja contemporânea e, consequentemente, do ministério em geral. É preciso recuperar a noção da importância da oração e da alegria que seu exercício traz. O mesmo Bonhöeffer dizia: “É prova de amor de Deus para conosco que não apenas nos dá a sua Palavra, mas também nos empresta o seu ouvido”.

O sexto passo para a excelência é a busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento
Temos nas escrituras claras orientações de que a busca pelo conhecimento é  uma responsabilidade individual e portanto deve ser praticada por cada servo. Temos nas escrituras inúmeras passagens de pessoas que caminharam em busca do conhecimento para servirem no reino (II Pd. 3:18).
Seguiremos desdobrando este tema em diferentes frentes. Espero também que os membros, lideres, diácono e diaconisas e todo os ministros em todas as unidades busquem conhecimento sobre o tema e procurem aplica-lo, enfatizando e procurando imprimir a visão em nossos membros e visitantes, objetivando alcançarmos o propósito de termos nossas  vidas direcionada para uma melhor prestação de serviço no reino de Deus.
Temos como objetivo alcançar as áreas diaconal, ministerial, musical, pastoral, dança, cantina, social, membros, relacionamento interpessoal e demais áreas dentro e entorno de nossa comunidade.

O alcance diz respeito a orientação e capacitação através de palestras, cursos e outras formas que forem necessárias com implantação de medidas e metas para serem atingidas em níveis e âmbitos diferentes. É importante entender que a excelência não é um fim e sim um processo que devemos viver, renovando os propósitos e metas continuamente.
Desejo ardentemente que o ano de 2012 venha ser mais um ano de muito trabalho e conquistas tanto no âmbito pessoal como ministerial. Que cada família seja alcançada plenamente e que ao juntarmos as famílias em nossa comunidade possamos ter um grupo unido, coeso e pronto a dar o melhor a cada dia até que cheguemos a “EXCELÊNCIA NO SERVIR”.

Entre os textos que ministraremos quero relacionar alguns:-
 - Salomão a construção do templo o planejamento e o peso da grande responsabilidade dado a quem se ofereceria o local.
 - Malaquias e seu papel diante de Deus e do povo quando foram oferecer sacrifícios e ofereceram animal fora do padrão.
 - Daniel depois de  10 dias de jejum buscando a excelência, chega ao cap. 6 sendo elevado a função de estar sobre todo o reino.
Onde você estiver busque ser excelente. Como marido, pai, funcionário, servo de Deus, vizinho ou amigo não caia na armadilha do "Suficientemente bom", pois não é apenas bom o suficiente quando se trata de glorificar a Deus. Excelência honra a Deus, mas a excelência é algo mais também homenageia a excelência de Deus. Nossa honra muito melhor de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

CORRIGINDO: A frase "Quem não Vive para Servir, não Serve Para Viver", o seu autor é:
Mahatma Gandhi e não Martin Luther King Jr.